Toyota: Já são conhecidas as causas da grande interrupção
6 Setembro, 2023No final do passado mês de agosto revelamos aqui que a Toyota havia sofrido uma grande interrupção em 12 das suas 14 fábricas no Japão, que haviam sido causadas por uma grande falha informática. No entanto, as causas da falha era muito vagas, chegando-se a temer que as mesmas estavam relacionadas com algum ataque hacker.
Agora sabemos que não foi nenhum ataque que causou essa interrupção. Segundo a própria Toyota, a falha em questão foi causada por capacidade insuficiente de armazenamento de dados.
“O mau funcionamento do sistema foi causado pela indisponibilidade de alguns dos vários servidores que lidam com pedidos de peças”, disse a Toyota num comunicado.
Durante uma operação de manutenção, foram realizadas operações de exclusão e classificação dos dados acumulados e “ocorreu um erro devido à insuficiência de espaço de armazenamento no disco rígido, fazendo com que o sistema fosse desligado”, continuou o grupo.
“Como esses servidores estavam a executar no mesmo sistema, ocorreu uma falha semelhante no dispositivo de backup”, impossibilitando a continuidade da produção. “O sistema foi restaurado transferindo os dados para um servidor com maior capacidade.”
Falta de armazenamento nas causas da interrupção na Toyota
A Toyota garante que tomou outras contramedidas e irá rever os seus procedimentos de manutenção para evitar que tal incidente volte a acontecer. O grupo reafirmou que não se tratou, portanto, de um ataque cibernético, desta vez com mais certeza.
A Toyota opera 14 fábricas no Japão, totalizando 28 linhas de produção. Contudo, as suas muitas fábricas no exterior não foram afetadas por esta interrupção.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.