ToTok acusada de ser uma ferramenta de espionagem do governo dos Emirados Árabes Unidos

ToTok acusada de ser uma ferramenta de espionagem do governo dos Emirados Árabes Unidos

23 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Segundo é revelado pelo The New York Times, que cita as autoridades americanas familiarizadas com a situação, bem como a sua própria investigação sobre a aplicação, a ToTok é uma ferramenta de espionagem para o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

ToTok é utilizada por o governo para espiar os utilizadores

O ToTok é uma aplicação de mensagens, e funciona exactamente da forma que os utilizadores querem. Ela solicita permissões para aceder ao contactos, local e armazenamento por telefone, uma prática comum entre esse tipo de aplicações. Essas permissões são necessárias para que a aplicação funcione correctamente, mas no caso do ToTok, diz-se que ele está a abusar dessas permissões para espiar os utilizadores, bisbilhotando todas as suas conversas. Isso significa que a aplicação permite que as autoridades acedam a todos os textos de qualquer conversa, juntamente com todo o conteudo multimédia partilhado, como fotos, vídeos e ficheiros de áudio.

Como essas actividades geralmente são executadas com a ajuda de um backdoor oculto, ou com a exploração de uma vulnerabilidade de segurança, a abordagem do ToTok é, sem dúvida, única e muito directa. É capaz de aceder aos dados do utilizador sem ter de fazer qualquer esforço extra, e simplesmente fazendo o que deve fazer. Isso também ajuda a passar despercebido, pois os utilizadores não reparam em qualquer comportamento inesperado.

ToTok

Diz-se que o ToTok ficou disponível na Google Play Store, e na Apple App Store, há apenas alguns meses. Ele rapidamente se tornou popular entre os utilizadores dos Emirados Árabes Unidos, já que o governo é conhecido por colocar restrições em outras aplicações usadas ​​globalmente, como o WhatsApp ou o Skype. A ideia de poder usar uma aplicação de mensagens com todos os seus recursos, e capacidades, foi mais do que suficiente para atrair milhares de milhões de utilizadores. Ela até começou a ganhar força nos Estados Unidos, durante a ultima semana, quando começou a crescer entre as aplicações mais populares.

A lista de aplicações mostra que o ToTok foi desenvolvido pela Breej Holding Ltd., mas é considerada uma empresa de fachada da DarkMatter, uma empresa de ciberinteligência e hackers com sede em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. A empresa disse ser empregadora de vários oficiais de inteligência dos Emirados, ex-funcionários da NSA e ex-serviços militares de Israel.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.