Torneio 6 Nações Guinness vai usar a tecnologia AWS Analytics

Torneio 6 Nações Guinness vai usar a tecnologia AWS Analytics

3 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com anunciou na passada sexta-feira, que o Torneio das Seis Nações Guinness selecionou os serviços de Analytics, Machine Learning e Deep Learning da AWS para oferecer uma visualização mais imersiva sobre o Torneio e melhorar a experiência de jogo aos fãs de todo o mundo. Desta forma, a AWS vai fornecer a tecnologia para a transmissão ao vivo com dados e estatísticas no ecrã, assim como vai impulsionar outros aspetos do Torneio das Seis Nações no site oficial. Como resultado, a AWS vai tornar-se o fornecedor oficial de tecnologia do Seis Nações.

Durante anos, o râguebi adotou novas tecnologias para evoluir, de forma continuada, o jogo. Foi um dos primeiros desportos a introduzir o “vídeo-árbitro” e, agora com a AWS, o Torneio Seis Nações quer trazer uma série de inovações tecnológicas para este desporto, onde se inclui o uso de análise preditiva, pela primeira vez. Para o Torneio Seis Nações 2019 vão ser lançados sete novos tipos de estatísticas que são significativamente mais dinâmicas do que as apresentadas em transmissões anteriores. As novas estatísticas vão avaliar a análise scrum (aglomeração de jogadores em torno da bola), padrões de jogo, a análise de ruck (formação espontânea), tendências da equipa, análise de placagens e posições em campo, entre outras.

Com o uso de tecnologia avançada da AWS, vai ser possível prever o sucesso de um scrum através da análise do peso dos jogadores, experiência dos mesmos e dados históricos, assim como fornecer uma análise completa do ruck. O que vai permitir analisar a velocidade, recuperações de bola, infrações e tempo gasto em ruck para mostrar o domínio relativo das equipas nas áreas mais importantes do jogo.

O uso de Inteligência Artificial e da tecnologia Machine Learning  da AWS vai proporcionar uma nova perspetiva do jogo e vai definir o padrão que os fãs de râguebi em todo o mundo vão esperar das transmissões desportivas. Estas novas estatísticas são geradas através da recolha de dados do jogo ao vivo, sendo estes transmitidos à AWS que os armazena e analisa para, de seguida, fornecer as informações à transmissão desportiva para que os espetadores de mais de 170 países desfrutem.

 

“Estou muito feliz por receber a AWS na família do Seis Nações”, afirmou Ben Morel, CEO do Seis Nações. “Com a AWS agora a impulsionar o Torneio, temos a oportunidade de fornecer uma inovação sem paralelo no centro da nossa experiência de râguebi para os fãs de todo o mundo. Este é um impulso enorme para o nosso Torneio e um sinal claro da nossa ambição para abraçar a inovação em todas as áreas, o que irá beneficiar os nossos fãs”.  

 

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar ao lado de um dos eventos desportivos mais célebres, icónicos e respeitados do mundo”, disse Andy Isherwood, vice-presidente e diretor-geral EMEA da AWS. “Durante o Torneio deste ano e nas próximas épocas, a equipa Seis Nações vai poder desenvolver novas estatísticas avançadas que vão proporcionar uma perspetiva e compreensão do jogo, sem precedentes. À medida que adicionarmos mais capacidades aos nossos serviços Machine Learning, vamos partilhá-los com os fãs de râguebi em todo o mundo”.  

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.