Todos os smartphones agora deverão ser compatíveis com o Galileo: Conheça os motivos

Todos os smartphones agora deverão ser compatíveis com o Galileo: Conheça os motivos

19 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Galileo é desde 17 de Março obrigatório em todos os smartphones

A União Europeia está investir cada vez mais no mercado de smartphones, uma vez que passaram a fazer parte integrante da nossa vida quotidiana. É por isso que os Estados-Membros procuram proteger os seus cidadãos contra os construtores que nem sempre são muito conscienciosos.

Estão assim previstas várias legislações, como a devolução das baterias amovíveis. Alguns até fizeram muita tinta fluir, como o carregador único que em breve poderá ser imposto a todos os fabricantes – e especialmente à Apple.

Mas algumas medidas já estão em vigor há vários anos e aguardam implementação oficial. Este é agora o caso da compatibilidade com o Galileo. Um pequeno retrocesso: em 2018, a UE passou a exigir que os fabricantes ofereçam smartphones compatíveis com o seu serviço de GPS. O tempo para fazer uma transição suave para as fabricantes, e desenvolver a sua armada de satélites para o Galileo, demorou até ao passado dia 17 de Março de 2022, dia em que legislação entrou em vigor.

O Galileo é, portanto, de certa forma, o GPS supervisionado pela Europa. A sua grande vantagem sobre um serviço de geolocalização tradicional é sua precisão: onde quer que esteja no mundo, o Galileo é capaz de calcular a sua posição até o metro mais próximo. O serviço é, portanto, particularmente útil em situações de emergência. E a partir de agora, quando ligar para o 112, será enviado um sinal à organização contactada, que poderá assim reagir muito mais rapidamente.

Galileo

É por isso que a União Europeia quer impô-lo em todos os smartphones. Mas o que isso muda para os utilizadores? Nada. Até ao momento, apenas os modelos mais antigos, ou mais baratos, não estão em conformidade. A grande maioria dos smartphones actuais já são compatíveis com o Galileo, portanto, não há nada a fazer do seu lado.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.