Tiny10 chega à versão 2303 que vem com Windows 10 mais moderno, leve e útil para PCs antigos

Tiny10 chega à versão 2303 que vem com Windows 10 mais moderno, leve e útil para PCs antigos

13 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Há algumas semanas falei aqui do Tiny11, que mais não é do que uma versão mais leve do mais recente sistema operativo móvel da Microsoft, o Windows 11. No entanto, a verdade é que também existe o Tiny10, que como pode adivinhar, é uma versão mais leve do Windows 10.

A verdade é que esse Tiny10 acaba de chegar à versão 2303, que consigo traz um Windows 10 mais leve, mais moderno e útil, para todos aqueles que contam com PCs mais antigos, mas não só.

No entanto, o este Tiny10 2303 é realmente feito a pensar naqueles com PCs antigos que não podem executar corretamente a versão padrão do Windows 10, e muito menos o Windows 11. É uma versão x86 (baseado no Windows 10 LTSC 2021) e requer pouco mais de 5 GB de espaço em disco. Mais importante, a versão 2303 traz algumas melhorias e mudanças notáveis:

  • Inclui o armazenamento de componentes, permitindo atualizar o sistema operativo e adicionar novos recursos.
  • A área de trabalho remota está incluída.
  • O Windows Defender está incluído, fornecendo segurança essencial sem aplicações de terceiros.

Como sempre, pode descarregar este Tiny10 2303 do Internet Archive (aqui). Observe que o sistema operativo não está ativo e precisa de uma chave válida do Windows 10 ( ela ainda deve funcionar com as chaves antigas do Windows 7 e 8 ).

Tiny10 2303 está disponível para download

Além disso, tenha em mente os potenciais riscos associados à utilização de uma imagem modificada do Windows. A regra geral é simples: não use se não confiar. Como alternativa, pode colocar o Windows padrão numa dieta e criar um ISO leve utilizando um guia dedicado.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.