Tim Cook prepara a sua sucessão à frente da Apple
27 Novembro, 2023Depois de ter sido nomeado o responsável máximo da Apple em 2011, Tim Cook revela que já está a preparar a sua sucessão. Gostemos ou não da sua gestão da empresa e da sua visão, é inegável que a Apple se tornou numa das maiores e mais lucrativas empresas do mundo.
Tim Cook recusa-se a dar um nome para a sua sucessão
Inicialmente, ele planeava ocupar este cargo durante aproximadamente dez anos, mas 12 anos depois, Tim Cook continua a orientar a empresa com grande dedicação, o que indica uma inegável lealdade e paixão pela sua missão.
Durante uma entrevista com a artista Dua Lipa no seu podcast da BBC “At Your Service”, o chefe da Apple abordou a questão da sua sucessão à frente do grupo. Reconhecendo a incerteza do futuro, confirmou que a empresa estabeleceu um roteiro detalhado para a sua direção futura.
Tim Cook quer que o próximo CEO seja escolhido entre os atuais funcionários da Apple, enfatizando a importância da continuidade e da compreensão interna da cultura da empresa. Em 2021, ele mencionou que provavelmente deixaria a Apple nos próximos dez anos, e agora confirma que a empresa está a trabalhar ativamente em vários planos de sucessão.
“Eu realmente quero que a pessoa venha de dentro da Apple”, disse ele, “e então o meu papel é garantir que haja vários candidatos para o conselho escolher”. Como pode ter percebido, não se trata de dar nomes. O líder manteve o segredo, especificando mesmo assim que estava a preparar vários candidatos para o cargo. “Como algo imprevisível sempre pode acontecer”, explicou ele, “talvez eu saia da empresa amanhã. Esperemos que isso não aconteça.”
Incapaz de imaginar uma vida fora da empresa, Tim Cook demonstra um apego profundo e muito pessoal à marca e à sua missão. No entanto, sobre a questão da duração do seu mandato, permanece evasivo. Recusando-se a comprometer-se com uma data específica, deixa em aberto a questão da sua saída, ao mesmo tempo que afirma que permanecerá no cargo “por mais algum tempo”.
Dua Lipa perguntou-lhe se pretendia ficar até 2050, para ver os resultados das medidas tomadas hoje pela Apple para combater as alterações climáticas. “2050 pode ser um pouco longo”, riu-se, afirmado “Não sei quanto tempo ficarei lá.”
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.