Tim Cook recusa que se abram excepções na instalação de aplicações no iPhone

Tim Cook recusa que se abram excepções na instalação de aplicações no iPhone

6 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Recentemente, o CEO da Apple, Tim Cook, em entrevista a num PodCast, Sway, revelou que é 100% contra a possibilidade de se instalarem aplicações no iPhone, que não passam pelo App Store.

Entre os muitos assunto abordados nessa entrevista, Cook falou da recente polémica em torno da Epic Games, com o seu Fortnite, onde o estúdio acusa a empresa da maça de práticas anticompetitivas na sua App Store, que lhe permite controlar todo o ecossistema.  Já que todos os programadores são forçados a utilizar a plataforma da Apple para disponibilizar o seu conteúdo, e isso obriga ao pagamento de uma comissão que varia dos 15 e os 30%, sobre todo o movimento financeiro entre os utilizadores e o estúdio.

Apesar dessas acusações, Tim Cook é contra essa ideia de oferecer a instalação de aplicações para iPhone sem passar pela App Store. Para o chefe da Apple, essa prática “quebraria o sigilo e a segurança” do iPhone:

“Os utilizadores não virão comprar produtos se não confiarem na loja. E achamos que é isso que nossos utilizadores desejam”. Segundo ele, a App Store é “um milagre económico” com milhões de programadores.

Tim Cook

Tim Cook não vai abrir excepções para a Epic Games (Fortnite)

Ele admite que a Apple não é perfeita com a sua App Store. Mas ele cita um exemplo em que a Apple recebe 100.000 solicitações semanais de programadores para as suas aplicações. 40.000 deles são rejeitados porque as aplicações não funcionam como os programadores afirmam.

“Você pode imaginar o que aconteceria com a App Store num período muito curto de tempo se a selecção desaparecesse?”, disse o executivo.

Sobre a Epic Games, Tim Cook diz que está pronto para enfrentá-los em tribunal. O seu grupo, e o criador do Fortnite, vão-se enfrentar no próximo dia 3 de maio. Se a Epic Games vencer, a Apple poderá ser forçada a autorizar App Stores alternativas no iOS.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.