TikTok e WeChat em vias de serem banidos nos EUA

TikTok e WeChat em vias de serem banidos nos EUA

24 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

É uma polémica que parece não ter fim, já que há meses que o ainda presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou banir duas aplicações com milhões de utilizadores, o TikTok e o WeChat. Segundo a informação disponibilizada pelo presidente, essas duas aplicações estão a recolher informações pessoais dos utilizadores e a envia-las para os serviços secretos Chineses. A verdade é que meses passaram, e até agora nada mudou, e as aplicações continuam disponíveis.

No entanto, Robert O’Brien, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos afirmou recentemente que os esforços do Donald Trump chegarão a bom porto.

“Agora estamos a procurar – esses processos judiciais estão em andamento, então o governo federal vai esperar para ver o que os nossos tribunais nos dizem que podemos, ou não podemos, fazer em relação a essas proibições. Acho que, em última análise, a solicitação do presidente em banir essas aplicações, será aplicada. E eu acho que mesmo se houver uma mudança na administração, essas proibições acontecerão ”.

sanções Huawei espionagem

TikTok e WeChat deverão mesmo ser banidos dos EUA

Curiosamente, Joe Biden, o presidente eleito mas que ainda não tomou posse já que vai assumir a presidência a 20 de Janeiro de 2021, prometeu rever a situação em relação ao risco de segurança representada pela TikTok e WeChat.

Além disso, o governo também analisará outras empresas chinesas que possuem aplicações populares nos Estados Unidos “que estão a obter muitos dados do povo americano”, acrescentou O’Brien.

“Estamos a dar uma olho nessas aplicações também e pode haver alguma acção. Teremos que ver o que o presidente decide fazer. ”

No entanto, ainda é muito cedo para dizer como a situação vai se desenrolar, e teremos que esperar por mais desenvolvimentos para saber com certeza.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.