Confirmado: TikTok usou vulnerabilidade no Android para espiar milhões de utilizadores

Confirmado: TikTok usou vulnerabilidade no Android para espiar milhões de utilizadores

12 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

O nome do TikTok  continua no centro em destaque, e desta vez porque uma nova controvérsia está prestes a explodir. Embora o seu futuro nos Estados Unidos ainda esteja incerto, já que o presidente Donald Trump quer que ela seja banida, outro problema de confidencialidade está agora a ser revelado.

Segundo as informações do Wall Street Journal:

“O TikTok contornou um dispositivo de protecção de privacidade no sistema operativo Android, da Google, para recolher identificadores exclusivos de milhões de dispositivos móveis.”

Durante 18 meses, o TikTok recolheu de facto os MAC Address de milhões de dispositivos Android, que colocam em risco a privacidade do utilizador.

Para quem não sabe o que é o MAC Address, é como se fosse a chapa de matricula de um dispositivo, e que é único para cada dispositivo no mundo. Na maioria das vezes, eles são recolhidos para fins publicitários, mas isso não impede que seja uma prática muito invasiva para os utilizadores, e violem todas as regras.

Check Point TikTok negocio MAC Address

TikTok admite que recolheu os MAC Address dos equipamentos dos utilizadores

Ainda mais preocupante, essa recolha dos MAC Address, pelo TikTok, não foi um acidente. Segundo a informação disponibilizada, a rede social chinesa usou uma camada adicional de criptografia para encobrir essas actividades duvidosas. Portanto, isso é uma violação dos termos de serviço da Google.

Entretanto, o TikTok já se defendeu afirmando que a empresa está “comprometida em proteger a privacidade e a segurança da comunidade TikTok […] A versão actual do TikTok não recolhe qualquer MAC Address”.

Embora a plataforma chinesa de vídeos curtos tenha encerrado essa recolha em Novembro de 2019, agora ela está numa má posição.

Lembre-se de que a Microsoft tem até 15 de Setembro para comprar a empresa, antes que ela seja permanentemente banida dos Estados Unidos. Nesse ínterim, pode ser que os utilizadores acabem genuinamente preocupados com a segurança do TikTok e procurem alternativas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.