TikTok suspende alteração que impõe publicidade direccionada na Europa

TikTok suspende alteração que impõe publicidade direccionada na Europa

13 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

O TikTok anunciou que suspendeu a revisão da sua política de privacidade sobre a publicidade direccionada para os utilizadores na Europa. Isso segue o alerta das autoridades italianas sobre o risco de violação dos regulamentos europeus.

A rede social havia dito aos utilizadores que associaria anúncios direccionados a partir de hoje, dia 13 de Julho, sem pedir o seu consentimento para utilizar os seus dados.

“Enquanto nos engajamos com as perguntas das partes interessadas sobre nossas alterações propostas à publicidade personalizada na Europa, estamos a pausar a introdução desta parte de nossa actualização de política de privacidade” disse um porta-voz do TikTok.

A Autoridade de Protecção de Dados de Itália disse que se reserva o direito de impor restrições não especificadas se o TikTok não optar por não participar das alterações anunciadas. Por seu lado, a plataforma online que conta com mais de um bilião de utilizadores defende os seus projectos de publicidade direccionada:

“Acreditamos que a publicidade personalizada oferece a melhor experiência na aplicação para a nossa comunidade e nos alinha com as práticas do sector.”

TikTok

TikTok opta por não aplicar a alteração que havia proposto entrar hoje em vigor

No inicio deste mês de Julho, a ONG Access Now, que defende os direitos dos internautas, acusou o TikTok de “violação clara” do Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados (GDPR) para fins de publicidade direccionada. As autoridades italianas e espanholas de protecção de dados indicaram então que se mobilizariam nesta questão.

A publicidade direcionada de acordo com o perfil e preferências dos usuários é a base do modelo econômico das principais plataformas sociais, mas essa técnica é contestada há vários anos em nome do direito à privacidade, bem como para proteger os menores.

Observe que duas outras investigações contra o Tiktok estão sendo processadas pela Autoridade de Proteção de Dados Irlandesa (DPC). Um diz respeito às transferências de dados para a China e o outro ao processamento de dados pessoais de crianças.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.