TikTok respira de alivio e não terá de ser vendido (pelo menos para já)

TikTok respira de alivio e não terá de ser vendido (pelo menos para já)

11 Fevereiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Quando o governo Norte Americano era chefiado por Donald Trump, haviam indicações claras de que a rede social TikTok podia ser banida daquele país caso a aplicação não passasse para as mãos de uma empresa local, já que a mesma tinha muitas falhas na privacidade, e envia dados dos utilizadores para a China. Agora, e segundo está a ser avançado pelo Wall Street Journal, que cita fontes anónimas, o plano de venda das as atividades americanas do TikTok, foi suspenso por tempo indeterminado.

Pressionado pela administração Trump, o grupo chinês ByteDance (dono do TikTok) havia entrado em negociações com grupos americanos como o Oracle e a Walmart, para se tornarem parceiros tecnológicos e comercial da aplicação.

Como investidores americanos da ByteDance, a Oracle e o Wallmart passariam a ser os donos de uma entidade TikTok Global com base em solo americano, e responsáveis ​​pela gestão dos dados de utilizadores, e moderação de conteúdo do TikTok nos Estados Unidos.

Esse plano surgiu após a assinatura de um decreto presidencial de Donald Trump, no passado mês de agosto. Ele havia denunciado um risco à segurança nacional ao partilhar dados pessoais de utilizadores americanos com o governo chinês.

Donald Trump TikTok venda

EUA suspendem a decisão de venda do TikTok 

Ainda segundo o Wall Street Journal, as discussões continuam entre os representantes da ByteDance, e autoridades de segurança nacional dos EUA. Eles relacionam-se com a questão da segurança de dados e "como evitar que o governo chinês aceda às informações que o TikTok recolhe sobre os utilizadores dos EUA".

As preocupações substantivas não teriam, portanto, mudado, mas ainda não sabem se a venda forçada das atividades da TikTok nos Estados Unidos, será a melhor solução.

Durante uma conferencia de imprensa realizada ontem, a porta-voz da Casa Branca foi questionada sobre abandonar o plano para forçar a venda das operações do TikTok nos Estados Unidos, para um grupo que inclui o Oracle e o Walmart. Ela respondeu:

"Não é correto sugerir que haja uma nova medida proativa. [...] De modo geral, avaliamos de forma abrangente os riscos para os dados dos Estados Unidos, incluindo dados do TikTok, e vamos lidar com eles de forma decisiva e eficaz. "

Jen Psaki acrescentou que não tem um cronograma para partilhar e que esta é uma "revisão geral que vai além do TikTok."

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.