TikTok promete três centros de dados na Europa

TikTok promete três centros de dados na Europa

10 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

O TikTok anunciou que os dados de seus utilizadores europeus em breve (ainda este ano) serão armazenados em três centros de dados europeus, com dois na Irlanda e um na Noruega. Atualmente, os dados do utilizador europeu são armazenados em Singapura e nos Estados Unidos.

Diante da crescente desconfiança, o TikTok está a trabalhar com uma empresa europeia parceira para garantir que esses dados não sejam transferidos para a China, seguindo o modelo das medidas tomadas nos Estados Unidos. Este projeto denominado Clover, no valor de 1,2 mil milhões de euros foi iniciado há seis meses, e também vai permitir restringir o acesso aos dados dos funcionários da rede social.

Um dos líderes globais da rede social, Erich Andersen, conselheiro geral da ByteDance (empresa controladora com sede na China), está em turné pela Europa esta semana para responder às críticas. Ele falou com líderes políticos na Bélgica, Inglaterra, França e Holanda.

TikTok vai armazenar dados na Europa

O TikTok está a tentar acalmar os medos de europeus e americanos, muitos dos quais os governos e instituições proibiram a aplicação nos seus telefones de trabalho. Alguns países (especialmente os Estados Unidos) estão convencidos de que a China é capaz de ter acesso aos dados dos utilizadores globais desta rede social, apesar desta ultima sempre ter garantido que isso não era verdade.

O TikTok reivindica mais de 150 milhões de utilizadores na Europa, e globalmente conta com mais de um bilião de utilizadores.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.