TikTok chega a ser mais utilizado que a Google para pesquisas
11 Setembro, 2023 0 Por Sandro SottoA popularidade do TikTok continua a subir, especialmente entre a Geração Z, pelo menos é o que afirmam as duas pesquisas separadas conduzidas pela Her Campus Media. Embora a Google continue a ser o gigante das pesquisas na web, com 77,5% de domínio nos Estados Unidos e 83,5% globalmente, o TikTok está a emergir como uma ameaça crescente. Uma descoberta que a próprio Google não pode ignorar.
A maioria dos jovens, especialmente nos Estados Unidos e em França, está a recorrer ao TikTok para as suas necessidades de informação e investigação. Segundo pesquisas, 74% da Geração Z utiliza a função de pesquisa do TikTok e 51% até a preferem ao Google. São mencionados três motivos principais: o formato de vídeo dos resultados, a autenticidade e relevância das respostas, bem como a sua personalização.
O impacto do TikTok nas decisões de compra é igualmente impressionante. Quase três em cada quatro utilizadores da Geração Z fizeram uma compra influenciados por um vídeo do TikTok, uma tendência alimentada pela hashtag viral #TikTokMadeMeBuyIt, que acumulou mais de 12,4 biliões de visualizações. Este valor indica um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
Quando se trata de decisões de compra, o TikTok ultrapassa outras plataformas ao influenciar 62% dos utilizadores da Geração Z, o que tem implicações significativas para as marcas que procuram atingir esse grupo demográfico. A confiança nos influenciadores e nas marcas excede até mesmo a depositada na família e nos amigos nas recomendações de produtos, com taxas de confiança atingindo 70% e 62%, respetivamente.
Diante da ascensão do TikTok, mesmo a Meta (empresa controladora do Facebook), que conseguiu popularizar o Reels no Instagram, não consegue igualar o poder de atração da plataforma chinesa em termos de conteúdo de vídeo. Na verdade, 76% dos jovens preferem ver vídeos no TikTok contra apenas 16% no Instagram.
TikTok é muito mais do que uma rede social e dá cartas nas pesquisas
À medida que a concorrência se intensifica, não só gigantes das pesquisas como a Google, mas também outros setores como a indústria musical enfrentam os desafios colocados pela ascensão do TikTok. A Google está a explorar diversas estratégias, incluindo a implantação de novas tecnologias como chatbots e vídeos curtos no YouTube, para manter o seu apelo entre a geração mais jovem.
Em suma, o TikTok não é apenas um concorrente dos motores de pesquisa tradicionais; a sua influência vai muito além, remodelando o ecossistema digital ao influenciar a forma como a Geração Z descobre produtos, consome conteúdo e até ouve música. As marcas e os motores de pesquisa terão de adaptar as suas estratégias em conformidade para permanecerem relevantes nesta nova era digital.
Sandro Sotto
Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.
Sobre o autor
Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.