TikTok começa finalmente a guardar dados dos europeus… na Europa
6 Setembro, 2023 0 Por Joel PintoPode parecer mentira, mas é a pura verdade, o TikTok anunciou que finalmente começou a hospedar os dados dos seus utilizadores europeus na Irlanda, como se comprometeu a fazer na tentativa de dissipar os receios em relação aos seus acionistas chineses.
“O nosso primeiro centro de dados em Dublin, na Irlanda, está agora operacional e a migração dos dados dos utilizadores europeus para este centro já começou. Os nossos outros dois data centers, na Noruega e na Irlanda, estão atualmente em construção” revela o TikTok.
Essa transferência deverá continuar até o final de 2024, quando os três data centers estiverem em operação. Este projeto, chamado Clover foi anunciado em março, representa um investimento anual de 1,2 mil milhões de euros para o TikTok.
A rede social também fez parceria com a empresa britânica de cibersegurança NCC Group, responsável por realizar uma auditoria independente das proteções de dados implementadas, monitorizando os fluxos de dados e reportando quaisquer incidentes.
Modeladas nas medidas impostas à rede social nos Estados Unidos, estas disposições visam impedir que os funcionários da ByteDance (empresa-mãe do TikTok) localizada na China, de acederem aos dados protegidos dos europeus. Entre estes dados protegidos estão os nomes reais dos utilizadores, o seu endereço de e-mail, o seu número de telefone e endereço IP, bem como dados pessoais na aceção da regulamentação europeia. Por outro lado, certos dados agregados, públicos ou necessários para a interoperabilidade da rede, continuarão a circular e a ser alojados fora do continente.
TikTok inaugura data center na Irlanda
O TikTok, que tem 150 milhões de utilizadores nos Estados Unidos e 134 milhões no Espaço Económico Europeu, reivindica a separação jurídica total das suas entidades na China e sempre negou veementemente qualquer partilha de dados com as autoridades chinesas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.