TikTok: Estudo revela que 33% dos utilizadores tem menos de 15 anos

TikTok: Estudo revela que 33% dos utilizadores tem menos de 15 anos

17 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Tal como a grande maioria das redes sociais, o TikTok nunca tentou esconder a sua ambição de ter cada vez mais popularidade entre os mais jovens, o que é particularmente atraente para compradores em potencial e outros anunciantes. Estes últimos têm ainda mais importância quando se trata de treinar mentes jovens, e ficar a conhecer os seus métodos de consumo.

Mas surge uma questão, que a sua resposta pode ser crucial: quão jovens são esses utilizadores? O New York Times tentou dar uma resposta a essa pergunta e, nos Estados Unidos, dos 49 milhões de utilizadores do Tiktok, um terço são crianças com menos de 15 anos.

Se esses novos dados obviamente levantam a questão da ética,  o mais grava é que demonstra que os esforços, da plataforma, são claramente insuficientes para proteger os utilizadores mais jovens. Mas a ética vale o que vale, já que o mais importante é ter popularidade, e chegar às massas, e só assim se obtém um grande negócio. Mas há algo que não pode ser descartado, e as autoridades têm de ficar atentas: o TikTok não verifica a idade dos seus utilizadores, já que para isso apenas usa um sistema de reconhecimento facial, que é só uma estimativa geral. Além disso, o consentimento dos pais não é necessário, e os vídeos de crianças menores de 14 anos podem permanecer online durante até uma semana.

Check Point TikTok negocio MAC Address 15 anos

1/3 dos utilizadores do TikTok nos EUA tem menos de 15 anos

Se a empresa violar a COPPA (Lei de Proteção à Privacidade da Criança na Internet), que exige o consentimento dos pais antes de qualquer recolha de dados por um utilizador menor de 13 anos, a multa pode ser alta.. gigante mesmo. Esse é provavelmente uma das grandes preocupações de Donald Trump, já que vê dados de milhões de adolescentes nas mãos da empresas Chinesas, e isso pode ser catastrófico, já que entre muitas coisas, pode influenciar em futuras eleições.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.