TikTok confirma que a China tem acesso aos dados do utilizadores europeus

TikTok confirma que a China tem acesso aos dados do utilizadores europeus

4 Novembro, 2022 1 Por Joel Pinto

O TikTok tem atualmente mais de um bilião de utilizadores em todo o mundo, e confirmou que os funcionários em vários países, incluindo a China, têm acesso aos dados dos utilizadores europeus. Era um segredo aberto e agora a rede social anuncia publicamente.

Essa informação surgiu numa afirmação que o TikTok decidiu fazer num balanço da sua política de privacidade que afeta a Europa, onde diz:

Atualmente, armazenamos dados de utilizadores europeus nos Estados Unidos e em Singapura. Com base numa necessidade demonstrada de fazer o seu trabalho, sujeito a uma série de verificações de segurança robustas e protocolos de aprovação, e através de métodos reconhecidos pelo GDPR, autorizamos certos funcionários do nosso grupo a empresas localizadas no Brasil, Canadá, China, Israel, Japão , Malásia, Filipinas, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos para aceder remotamente aos dados de utilizadores europeus do TikTok. Os nossos controlos de segurança incluem controlos de acesso ao sistema, criptografia e segurança de rede.

A empresa sempre foi propensa a controvérsias, com reguladores de todo o mundo preocupados que a ByteDance, empresa controladora do TikTok, possa estar a partilhar informações confidenciais com o governo chinês. A empresa tranquilizou repetidamente os legisladores sobre a privacidade dos dados, mas os reguladores continuaram a analisar a situação.

TikTok

TikTok confirma o que todos desconfiavam

Na semana passada, um alto funcionário da Federal Communications Commission (FCC) disse que o TikTok deveria ser banido nos Estados Unidos. Ele acredita que não existe "um mundo em que possamos colocar em prática proteção suficiente de dados para ter certeza de que eles não acabarão nas mãos do [Partido Comunista Chinês]"

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.