TikTok volta a adiar a abertura do seu primeiro Data Center europeu

TikTok volta a adiar a abertura do seu primeiro Data Center europeu

9 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Data Center europeu do TikTok só em 2023

Parece que ainda não é desta que o TikTok vai abrir aquele que deveria ser o seu primeiro Data Center Europeu, para cumprir as normas europeias. Ele estava agendado para abrir este ano em Dublin, mas a rede social anunciou que isso só acontecerá em 2023.

Originalmente o data center europeu do TikTok deveria estar pronto, e funcional, no início de 2022. A plataforma anunciou então um adiamento para o final de 2022, e agora temos um novo adiamento, desta vez com o slot para 2023… e sem informação se será no inicio ou no fim do ano, pelo que podemos estar a mais de 1 ano de meio disso acontecer… quando já devia ter acontecido.

Porque mais um adiamento? O TikTok fala na pandemia de Covid-19 que, segundo ele, teve impacto nos planos. Em particular, a localização permitirá que os dados sejam armazenados para utilizadores da União Europeia, do Espaço Económico Europeu e do Reino Unido. Actualmente, os dados são armazenados em Singapura ou nos Estados Unidos, conforme o caso.

O TikTok enfrenta preocupações com a segurança dos dados dos utilizadores há vários anos, pois a sua empresa-mãe, a ByteDance, com sede em Pequim, está sujeita à lei de segurança da Internet da China – que, desde 2017, dá ao Partido Comunista da China poderes abrangentes para obter dados digitais.

A Irish Data Protection Commission (DPC), que é o principal regulador europeu de privacidade, anunciou duas investigações sobre as actividades de processamento de dados do TikTok, em Setembro de 2021.

Data Center

Uma fala na transferências internacionais de dados, e a outra fala do tratamento de dados de crianças, mas desde então, nunca mais houve actualização sobre o andamento dessas investigações.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.