The Touryst: o primeiro jogo da PlayStation 5 na resolução 8K e 60fps… mas há um problema

The Touryst: o primeiro jogo da PlayStation 5 na resolução 8K e 60fps… mas há um problema

4 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

The Touryst é o primeiro jogo da PlayStation 5 que pode ser executado na resolução 8K e a 60fps. O jogo foi originalmente lançado para a Nintendo Switch em 2019, e na ocasião era executado na resolução 720p.

Para quem não conhece, The Touryst é um jogo de aventura onde joga como um turista que vem para se divertir e visitar ilhas repletas de monumentos antigos. Nele terá que explorar e resolver quebra-cabeças para desvendar todos os seus mistérios.

O facto do jogo ser o primeiro jogo de 8K (e 60 FPS) pode parecer uma boa notícia para jogadores com uma PlayStation 5, mas na verdade, já que podem esperar melhor qualidade com uma definição de 7680 x 4320 pixeis. Mas há um mas: por enquanto, é impossível jogar com essa definição. Isso acontece porque apesar de na caixa da nova consola estar explicito que é compatível com a resolução 8K, a consola ainda não o é.

The Touryst

The Touryst é o primeiro jogo em 8K para a PlayStation 5

A Sony deverá em breve disponibilizar uma actualização onde activará o suporte para a resolução 8K, mas que de momento não está disponível. Como tal, deverá contentar-se com a resolução 4K.

A titulo de comparação, na Xbox Series X, esse jogo já é executado na resolução 6K, mas os programadores do jogo afirma que foram capazes de expandir ainda mais a resolução do jogo, por causa do GPU e memória mais rápidas na PlayStation 5.

De qualquer modo, a resolução 8K quer na PS5, como na Xbox Series X, são uma miragem, já que não me parece que os jogos AAA consigam ser executados nessa resolução… pelo menos por enquanto.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.