Tesla limita função de AutoPilot para 2 milhões de veículos

Tesla limita função de AutoPilot para 2 milhões de veículos

13 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A segurança em primeiro lugar… A pensar nessa celebre frase, a Tesla acaba de fazer o “recall” de 2 milhões de veículos e, no processo, limita as funções de seu software de assistência ao motorista Autopilot, após uma investigação de vários anos (ainda em andamento) conduzida pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).

AutoPilot causa dores de cabeça à Tesla

Este recall massivo visa restringir o uso do Autosteer, um recurso fundamental do software AutoPilot (piloto automático) da Tesla, que permite que o carro permaneça posicionado no centro da faixa mesmo ao fazer curvas. A funcionalidade do Autosteer será modificada através de uma atualização de software over-the-air (OTA) que adicionará “controlos e alertas adicionais” para garantir que os condutores permaneçam atentos ao volante. Os veículos da Tesla afetados também estarão sujeitos a “verificações adicionais” para evitar que o Autosteer seja ativo em áreas não autorizadas.

A investigação da NHTSA descobriu que o método da Tesla para testar se os condutores estão a prestar atenção ao utilizar o Autosteer é atualmente “insuficiente”. Deve-se notar que o recall e atualização do mesmo segue vários processos judiciais direcionados à Tesla, todos relacionados com o Autopilot.

AutoPilot

Uma dessas reclamações foi apresentada pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, este último acusa a Tesla de propagar informação enganosa sobre as reais capacidades do sistema automático de assistência ao condutor. A empresa também enfrenta o escrutínio das autoridades estaduais e federais sobre as capacidades do Autopilot.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.