Tesla apresenta o seu primeiro protótipo funcional do Robot Optimus
2 Outubro, 2022Desta vez, não é mais um homem disfarçado. Na sua palestra no Tesla AI Day 2022, Elon Musk mostrou um robot Optimus real que pode andar (lentamente) em linha reta, mudar de direção e fazer alguns movimentos da parte superior do corpo, incluindo braços.
Ainda estamos muito longe da fantasia de robô humanóide que Musk nos prometeu há um ano, mas em tão pouco tempo entre o anúncio inicial e o de hoje, o que Tesla acaba de alcançar parece uma façanha tecnológica. Note-se que a Optimus não está ligado a qualquer cabo, o que prova que a Tesla está finalmente a fazer bons progressos no assunto.
Consciente, apesar de tudo, do risco de desilusão para alguns observadores – as promessas de Elon Musk são apenas vinculativas… o resto você sabe -, o visionário empresário lembrou que a Optimus continua a ser uma plataforma de desenvolvimento para o momento, e que ainda há muito por fazer para chegar à versão 1.0 do primo de C-3PO. As entranhas visíveis da máquina são certamente menos desejáveis do que o design elegante do projeto apresentado em 2021, mas esse aspeto de “cofragem áspera” paradoxalmente tranquiliza a seriedade com que a Tesla aborda o setor de robótica, sem nunca arredondar os cantos aqui (o que não foi o caso da conferência de anúncio da Optimus).
Empresa de Elon Musk continua a trabalhar no Robot Optimus
Um segundo protótipo um pouco mais “vestido” também foi apresentado, mas este último não conseguia andar sozinho e acabou por parecer ainda menos bem-sucedido. A Tesla está a começar de longe, e a inevitável comparação com os robots ágeis da Boston Dynamics mostra-se particularmente cruel aqui.
Essa observação severa, mas justa, não deve fazer-nos esquecer que a robótica é uma questão de longo prazo e que a real realização do objetivo fantasiado por Musk provavelmente não tomará forma por pelo menos vinte anos. Quanto ao objetivo da Tesla de vender milhões desses robots por US$ 20.000 cada, o passo é ainda maior… e ainda mais.
A apresentação do Optimus também incomodou por um motivo completamente diferente da sua tecnologia ainda em grande parte perfectível: muitos analistas estimaram de facto que o robot humanóide foi usado por Elon Musk como meio de desviar a atenção dos problemas reais. A Tesla está de facto sob investigação do regulador americano e está a lutar para entregar o carro elétrico verdadeiramente autónomo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.