Tencent e Intel de mãos dadas para lançar serviço de streaming de jogos
4 Março, 2019O gigante chinês Tencent e a Intel juntaram-se e vão revelar no GDC, um novo serviço de streaming de jogos. A informação foi revelada pela agenda do evento, que descreve uma sessão técnica dada a 20 de Março pelos representantes de ambos os grupos.
O serviço Tencent Instant Play, que contará com a tecnologia de nuvem da Intel, estará disponível para as plataformas Windows e Android. Os detalhes ainda são escassos nesta fase, por isso ignoro os jogos que estarão disponíveis, o possível preço da assinatura e, especialmente, a data de lançamento.
Mas tudo indica que a Tencent e a Intel oferecerão um serviço próximo ao projecto da Google, o Project Stream. O gigante das pesquisas também deve levantar o véu da sua própria consola dedicado ao streaming de jogos, a 19 de Março, durante o GDC. Esse mercado de streaming de jogos também é de interesse da Microsoft, que também já trabalha há algum tempo na sua plataforma xCloud.
Tencent and Intel are partnering on a new cloud gaming service called ‘Tencent Instant Play’. The service will work on PC and Smartphones.
It works similar to already announced services such as Microsoft’s Xcloud and Google’s Project Stream. pic.twitter.com/7KUIsNI7O2
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) 27 de fevereiro de 2019
Mas este será o fim das consolas tradicionais? Ainda não, esses casos ainda têm alguns dias (leia-se anos) agradáveis pela frente. Isso é ainda mais verdadeiro: para desfrutar de jogos de streaming, o utilizador só precisa de uma boa ligação à Internet: o xCloud atualmente requer 10 Mbit/s. No entanto, com redes 4G (e em breve 5G) sempre mais eficientes, a perspectiva de jogar grandes jogos de PC num smartphone deixará de ser um grande problema.
O grande entrave aqui será a necessidade de possuir uma assinatura com um serviço para ter acesso aos jogos, já que eles serão exclusivamente jogados online… e sem internet, não haverá jogo para ninguém.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.