Tencent e Intel de mãos dadas para lançar serviço de streaming de jogos

Tencent e Intel de mãos dadas para lançar serviço de streaming de jogos

4 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

O gigante chinês Tencent e a Intel juntaram-se e vão revelar no GDC, um novo serviço de streaming de jogos. A informação foi revelada pela agenda do evento, que descreve uma sessão técnica dada a 20 de Março pelos representantes de ambos os grupos.
O serviço Tencent Instant Play, que contará com a tecnologia de nuvem da Intel, estará disponível para as plataformas Windows e Android. Os detalhes ainda são escassos nesta fase, por isso ignoro os jogos que estarão disponíveis, o possível preço da assinatura e, especialmente, a data de lançamento.

Mas tudo indica que a Tencent e a Intel oferecerão um serviço próximo ao projecto da Google, o Project Stream. O gigante das pesquisas também deve levantar o véu da sua própria consola dedicado ao streaming de jogos, a 19 de Março, durante o GDC. Esse mercado de streaming de jogos também é de interesse da Microsoft, que também já trabalha há algum tempo na sua plataforma xCloud.

Mas este será o fim das consolas tradicionais? Ainda não, esses casos ainda têm alguns dias (leia-se anos) agradáveis pela frente. Isso é ainda mais verdadeiro: para desfrutar de jogos de streaming, o utilizador só precisa de uma boa ligação à Internet: o xCloud atualmente requer 10 Mbit/s. No entanto, com redes 4G (e em breve 5G) sempre mais eficientes, a perspectiva de jogar grandes jogos de PC num smartphone deixará de ser um grande problema.
O grande entrave aqui será a necessidade de possuir uma assinatura com um serviço para ter acesso aos jogos, já que eles serão exclusivamente jogados online... e sem internet, não haverá jogo para ninguém.