Suécia afasta a Huawei e a ZTE das suas redes 5G

Suécia afasta a Huawei e a ZTE das suas redes 5G

23 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

A Suécia é mais um dos países que decidiram banir a Huawei e a ZTE das suas redes 5G, tornando-se assim o segundo país europeu a tomar esta difícil decisão de afastar por completo a Huawei da infraestrutura 5G. A titulo de curiosidade, o primeiro a fazê-lo foi o Reino Unido.

A Huawei e ZTE foram assim banidas de todas as "funções centrais", ou seja, mais ou menos de toda a sua rede. “Novas instalações em funções centrais (…) devem ser realizadas sem fornecedores Huawei ou ZTE”, ordena a Swedish Telecoms Authority (PTS). Operadoras suecas que já usam equipamentos Huawei ou ZTE que podem ser utilizados na infraestrutura 5G, têm até ao dia 1 de Janeiro de 2025 para os retirar.

Suécia

Huawei e ZTE banidas das redes 5G na Suécia

Como é natural, esta noticia não foi muito bem recebida na China, que expressou uma forte insatisfação com a Suécia, disse o porta-voz do Itamaraty, Zhao Lijian:

"A Suécia deve manter uma atitude objectiva e justa, e corrigir a sua decisão errada, a fim de evitar um impacto negativo na cooperação económica, e comercial, entre os dois paises e nas actividades das empresas suecas na China"

E Portugal? Segundo as ultimas informações, ainda não confirmadas, o país planeia não renovar as autorizações concedidas a operadoras que desejam comprar equipamentos 5G da Huawei. Isso levará a uma saída gradual do fornecedor chinês das redes móveis em Portugal... mas esta ultima informação ainda carece de confirmação.

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.