Studio Ghibli comprado por canal de televisão

Studio Ghibli comprado por canal de televisão

24 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Pode parecer mentira, mas é verdade e oficial, o famoso Studio Ghibli foi comprado. Não entre em pânico. Hayao Miyazaki e Isao Takahata não deixaram o seu bebe com qualquer um. Esta é uma transação que visa perpetuar o estúdio e o seu espírito criativo.

A notícia vem direto da Associated Press que revela a existência deste negócio inesperado, bem como a identidade do comprador. Os aficionados do Ghibli podem respirar fundo, o comprador não é outro senão a Nippon TV, aliada de longa data do estúdio. As duas entidades trabalham de mãos dadas desde a produção de Kiki, a Bruxinha, em 1989, e Miyazaki foi inclusive responsável por imaginar mascotes para o canal nacional.

A aproximação entre as duas entidades não é, portanto, surpreendente, mas porque é que esta transação aconteceu tão repentinamente? Sabemos graças à AP que a Nippon TV passou a deter 42,3% das ações da Ghibli em bolsa, tornando o canal o maior acionista do estúdio. Representantes de ambas as empresas revelam que a medida visa homenagear a independência criativa da Ghibli para que as equipes de arte possam se concentrar na animação e em outros projetos. Mesmo que Hayao Miyazaki decida não se aposentar , sem dúvida surge a questão da sucessão e esta aquisição é a resposta.

Aos 82 e 75 anos, Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki (produtor principal do estúdio) começam a mostrar a fragilidade da idade. Para evitar uma catástrofe sucessória, os dois tiveram que começar a cuidar do estúdio. AP revela que o filho de Miyazaki, Goro, já foi considerado um possível sucessor. No entanto, parece que a pressão é grande demais para os ombros do homem com uma forte herança familiar. Nunca tendo conseguido chegar às alturas do pai ou mesmo satisfazê-lo com suas próprias produções, é difícil para ele se imaginar à frente do estúdio.

Studio Ghibli passa para as mãos da Nippon TV

Em última análise, a associação com a Nippon TV não só permite repelir qualquer tentativa de aquisição hostil, como preserva o que constitui o ADN de Ghibli. O canal é parte integrante das produções do estúdio há muitos anos e parece lógico que esta cooperação continue. Por enquanto, a última produção O Menino e a Garça chegará aos cinemas no dia 2 de novembro. O longa-metragem que Hayao Miyazaki fez em homenagem ao neto marcaria o fim de sua longa carreira, mas o homem provavelmente não pretende abandonar seu trabalho tão cedo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.