Steam elimina permanentemente suporte para Windows 7 e Windows 8
2 Janeiro, 2024Já aqui tínhamos relembrado desta situação, mas desde ontem que o Steam deixou de oferecer suporte para computadores com Windows 7 e Windows 8/8.1. Essa foi uma decisão tomada baseada em razões técnicas e que obriga os utilizadores da plataforma a ter de utilizar um sistema operativo mais recente.
Steam só funciona em sistemas com Windows 10 e Windows 11
Como mencionado acima, o fim do suporte do Steam para Windows 7 e Windows 8/8.1 já havia sido anunciado pela empresa há algum tempo e não representa uma novidade absoluta; Importa ainda ter presente que a quota de mercado combinada das versões antigas do sistema operativo da Microsoft é praticamente inferior a 1%, afetando assim uma percentagem muito reduzida de utilizadores.
Na base desta decisão da Valve estariam limitações de software do Windows 7 e Windows 8 que não suportam algumas funcionalidades essenciais do Chrome, comprometendo essencialmente o correto funcionamento do Steam. Mesmo numa perspetiva futura, as próximas versões do cliente exigirão recursos específicos que não estão presentes nas versões antigas do Windows, agora obsoletas.
Em nota oficial, a Valve esclarece que esta transição não será imediata, ou melhor, as instalações atuais do Steam no Windows 7 ou Windows 8/8.1 ainda funcionarão por um determinado período de tempo, sem no entanto especificar uma data precisa. Quem se encontrar nestas condições deve, portanto, avaliar imediatamente uma mudança para o Windows 10 ou Windows 11, a menos que não consiga utilizar o cliente a qualquer momento.
Dada a vasta base de utilizadores do Steam, ainda haverá muitos utilizadores (especialmente os leais ao Windows 7) que serão forçados a mudar para as versões mais recentes do Windows; neste ponto, considerando também o fim do suporte da Microsoft para o Windows 10 em 2025, a opção do Windows 11 parece a mais sensata e, dados os dados em mãos, também a potencialmente mais complexa dados os requisitos de hardware exigidos, decididamente longe daqueles imposto ao antigo Windows 7, por exemplo.
Uma evolução/transição que provavelmente não é insignificante até do ponto de vista económico para alguns, mas se quisermos é completamente natural no domínio tecnológico, já vista em muitos outros ramos do sector. Além da questão da funcionalidade e do suporte às novas tecnologias, a escolha da Valve também deve ser vista do ponto de vista da segurança, pois não poderá mais oferecer patches e atualizações críticas para todos os utilizadores que utilizam versões antigas do Windows, agora no fase de reforma.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.