Stalkerware’s estão de volta à Play Store: Sabe o que isso significa?

Stalkerware’s estão de volta à Play Store: Sabe o que isso significa?

6 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

A Google tem feito um grande esforço para manter a sua loja de aplicações para o sistema operativo Android, a Play Store, o mais limpa possível. No entanto, isso está a demonstrar ser uma tarefa quase impossível de realizar com 100% de sucesso, já que aquelas aplicações que habitualmente chamamos de Stalkerware, as aplicações que são usadas especialmente para espiar utilizadores, estão de volta à loja.

O facto dessas aplicações serem proibidas por lei na grande maioria dos países, faz com que o aparecimento das mesmas seja uma preocupação acrescida, já que elas têm acesso à geolocalização das vitimas, e isso viola um sem numero de leis, e logo a começar pelo RGPD.
As preocupações em torno desse tipo aplicações começaram a surgir no ano passado, quando um escândalo surgiu quando a Citizen Lab, centro de pesquisa da Universidade Americana de Toronto, alertou a Google de que mais de mil dessas aplicações haviam sido encontrados na Play Store.

A gigante californiana havia identificado, e removido, quase 813 dessas aplicações da sua loja. Infelizmente, e segundo um grupo de pesquisadores do NortonLifeLock, cujas as informações são transmitidas pelo pessoal da OneZero, muitas aplicações desse tipo estão de volta à Play Store. Mais grave é que essas seriam as mesmas aplicações que foram removidas pela Google no ano passado, e que agora permitiu que fossem novamente publicadas. Uma dessas aplicações reapareceu e já terá sido descarregada mais de 10.000 vezes desde o seu retorno. Para incentivar o seu retorno, essas aplicações geralmente mudam de nome, mascarados como aplicações destinadas a pais que desejam supervisionar os seus filhos. Obviamente, eles raramente são usados ​​para esse fim.

Aplicações Stalkerware regressam à Play Store

Observe, porém, que o Android 10 torna o uso desse tipo de aplicação muito mais complexo. A versão mais recente do sistema operativo da Google, deixou de oferecer a possibilidade de ocultar o ícone de uma aplicação. Isso logicamente facilita muito a instalação de uma aplicação desse tipo no smartphone da sua esposa.

Além dessas aplicações espiões, os pesquisadores da NortonLifeLock também listaram muitas outras aplicações ilegais, classificadas em 50 subcategorias. Entre elas temos “spoofers” que permitem enviar uma mensagem com outra identidade.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.