Um SSD de 16TB está a chegar... mas temos um grave problema

Um SSD de 16TB está a chegar... mas temos um grave problema

20 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Há algum tempo que sabemos que um novo SSD SATA, de 2,5 polegadas, e com 16TB de capacidade está em produção, no entanto, segundo está a ser revelado, o mesmo está com alguns problemas relacionados ao seu fabrico estão a atrasar a sua chegada.

Segundo está a ser relatado, a Sabrent confirmou que superou esses problemas e o lançamento do seu primeiro SSD de 16TB deve chegar nos próximos meses. Para quem não sabe, este SSD foi anunciado em Dezembro de 2020, mas posteriormente a Phison descobriu problemas relacionados ao controlador necessário, e posteriormente cancelou todo o projecto.

“A boa notícia é que os problemas foram corrigidos e esperamos ver modelos de SSDs de engenharia muito em breve”, continuou o porta-voz. “Então, em suma, será produzido em breve, nos próximos meses, se tudo correr bem após o teste das amostras.”

Espera-se que a unidade em si utilize os pacotes QLC de 96 camadas da Micron, acompanhados por um controlador Phison E12S. Quanto ao preço do SSD de 16TB, o custo exacto não foi revelado, mas para referência, um SSD Samsung 870 QVO de 8TB pode ser adquirido por cerca de 715 euros, como tal, a é esperado que a Sabrent defina o preço num máximo de 1400 euros.

Um SSD de 16TB como esse será voltado para o mercado corporativo que deseja actualizar unidades de disco rígido de 2,5 polegadas para um SSD com muito mais capacidade.

SSD de 16TB

SSD de 16TB poderá custar cerca de 1400 euros

No entanto, embora haja um mercado para um SSD de 16TB (especialmente no espaço corporativo) e seja empolgante ver um SSD com uma capacidade tão grande disponível em breve, e não é de descartar que uma versão de classe M.2, de tal um produto, possa não estar longe de também ser uma realidade.

É verdade que a Micron lançou um chip NAND de 232 camadas em 2022. Isso representa o dobro da capacidade do NAND de 96 camadas que actualmente é utilizado pela Sabrent para o seu SSD Rocket Q. Um SSD baseado em M2 de 19,2 TB é, portanto, teoricamente possível de fabricar.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.