Spotify readapta-se após polémica com Neil Young
31 Janeiro, 2022Há alguns dias revelamos aqui que Neil Young deu ordem de remoção de todas as suas musicas da plataforma de streaming do Spotify, porque não queria ver o seu nome associado a uma plataforma que promove movimentos anti-vacinação, e de teorias de conspiração.
Isso aconteceu depois do cantor ter feito um ultimato ao Spotify para remover o podcast “The Joe Rogan Experience”, porque segundo ele, este podcast é anti-vacinação e um meio de espalhar conspirações em torno do Covid-19. Acontece que o Spotify não atendeu a esse pedido, o que fez com que Neil Young desse ordem de remoção do seu conteúdo.
Alem disso, grande nomes da industria da musica já se solidarizaram com Young, e parecem estar dispostos a seguir os mesmos passos. Ciente dessa situação, soaram os alarmes no Spotify, que tiveram de tomar medidas para evitar que isso acontecesse.
Spotify vai tomar medidas contra a desinformação
Agora, o CEO do Spotify, Daniel Ek, partilhou uma longa publicação no blog da empresa onde revela que futuramente, os podcasts que abordem temos como o Covid-19 serão exibidos com links para informações consideradas confiáveis. Ou seja, a plataforma de streaming de musica vai adoptar o mesmo sistema das redes sociais, como o Twitter ou Facebook, onde as pessoas podem encontrar muita inverdade.
Daniel Ek também revelou que vão testar novas formas de destacar as regras da plataforma nas ferramentas para criadores, e editores, de forma a aumentar a consciência sobre o que é aceitável, e assim ajudar os criadores a entender a sua responsabilidade pelo conteúdo que publicam na plataforma.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.