Spotify lança o programa de música EQUAL

Spotify lança o programa de música EQUAL

4 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

No passado mês de Março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Spotify apresentou a sua EQUAL Hub, um espaço na plataforma que tem como objectivo dar visibilidade a criadoras, permitindo que os seus fãs consigam facilmente aceder aos seus conteúdos, sejam música ou podcasts, sem saírem do mesmo lugar. Depois deste lançamento, a plataforma de subscrição de streaming de áudio mais popular do mundo amplia agora o seu compromisso global para fomentar a igualdade de género na música, apresentando hoje o seu novo programa de música, EQUAL.

Esta iniciativa foi criada também para expandir o modelo cumulativo de programas de sucesso do Spotify numa única e coesa experiência, apoiando criadoras dentro de um só local. Apenas 1 em cada 5 artistas nas listas de êxitos são mulheres, o que contrasta com a influência das mulheres no sucesso atual do Spotify e da indústria da música em geral.

O Spotify assume uma séria responsabilidade em ter um papel ativo na eliminação destas disparidades e acredita que o primeiro passo para dar a conhecer ainda mais o trabalho de todas as criadoras passa por expandir os recursos essenciais para esta comunidade, de forma a criar oportunidades.

Spotify plágio EQUAL

O programa completo do Spotify Equal inclui:

  • Playlists locais EQUAL, refletindo os 35 mercados que abrangem mais de 50 países, do Japão à Argentina, da Malásia ao Reino Unido.
  • A playlist em Portugal é protagonizada pela Nenny, uma das artistas em maior ascensão atualmente, que prende a curiosidade pelas influências que junta à sua própria identidade musical, tendo inicialmente chamado a atenção com temas inusitados como "Sushi" e "Bússola". Longe de ser uma one hit wonder, Nenny prova que quer que fixemos o seu nome, com a apresentação de alguns dos mais recentes temas, como "Tequila", no A COLORS Show. Dentro desta playlist, estarão outros nomes conhecidos dos portugueses, tais como Carolina Deslandes, Nena, Carla Prata, Blaya, Soraia Ramos, Mariza, Lena d'Água, Mayra Andrade, Gisela João e ELAS.
  • A playlist "Best Of" incluirá temas de artistas EQUAL de todo o mundo, enquanto experiência auditiva que definitivamente amplifica o conceito EQUAL todos os meses, para além das fronteiras. A Nenny será uma das artistas incluídas nesta playlist global.
  • O compromisso do Spotify com as artistas femininas vai mais além, com a escolha das artistas EQUAL de cada mês. Uma artista por cada mercado será capa da playlist local. Desta forma, cada uma acaba por receber um apoio extra de marketing, com uma promoção orgânica, assim como na plataforma, através do espaço editorial Spotify, que tem o objetivo de impulsionar o seu crescimento na plataforma, tanto local como internacionalmente.
  • O programa incorpora ainda uma playlist criada exclusivamente por mulheres. A playlist conjunta EQUAL + NOTEABLE é a primeira do género e contará com 40 canções 100% escritas, produzidas e executadas por compositoras, produtoras e artistas de todo o mundo. A nova lista de reprodução oferecerá aos fãs um novo espaço para que possam descobrir a música de uma série de criadoras talentosas e com diferentes perspectivas.
  • O Spotify criou também o EQUAL Board, uma rede de organizações que une forças com a plataforma para capacitar mulheres em todo o mundo. Entre eles estão: "MIM" (Espanha), "She's the Music" (Estados Unidos), "Girls Rock Australia Network" (Austrália), "She Said So" (Itália), "MEWEM Europa" (Europa), "Girls Connected "(Canadá)," Music Women "(Alemanha).
  • Por último, outra das ações de destaque da plataforma no âmbito do programa foi a sua associação com a SoundGirls para relançar o Diretório EQUAL, oficialmente Diretório EQL. Este permite que as criadoras criem um perfil e reivindiquem o seu espaço na comunidade de mulheres que estão a mudar as regras do jogo no mundo do áudio. O Diretório permite que o utilizador filtre por região e género de áudio de forma a encontrar candidatas adequadas e disponíveis para contratação para tours, eventos, projetos de estúdio, produção de cinema e televisão, áudio de jogos, pós-produção, podcasts e muito mais.