Spotify vai utilizar inteligência artificial da Google para melhorar as recomendações
26 Novembro, 2023O Spotify e a Google já demonstraram que gostam muito um do outro. Agora, uma nova parceria vai permitir ao serviço de streaming de música utilizar a inteligência artificial do gigante das pesquisas para fornecer melhores recomendações aos utilizadores.
IA da Google para o Spotify
O Spotify já está a receber boas críticas dos utilizadores por recomendações musicais, graças aos investimentos em IA feitos na última década. Mas a plataforma agora quer estender essa abordagem para podcasts e audiolivros. Além de melhorar as recomendações, o Spotify também utilizará um modelo de linguagem (LLM) para ajudar a identificar o que o grupo chama de conteúdo potencialmente prejudicial. Ainda não está claro se este conteúdo será simplesmente rotulado ou removido.
“Estamos entusiasmados em continuar a construir a base sólida e confiável que estabelecemos com o Google Cloud,” disse Gustav Söderström, copresidente, CEO e CTO da empresa. “A evolução da nossa tecnologia tem sido acompanhada pelo compromisso do Google Cloud em construir a melhor plataforma possível para os nossos produtos e impulsionar a inovação com as capacidades emergentes da IA generativa.”
O que não se sabe é quanto isso custará ao Spotify, já que administrar um LLM não é barato e eles dependerão fortemente da Google para gerar recomendações, dado o número de utilizadores (574 milhões na última contagem). Portanto, é provável que tenha de pagar uma quantia significativa à Google por este serviço.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.