Spotify lança função de DJ com voz graças à inteligência artificial

Spotify lança função de DJ com voz graças à inteligência artificial

23 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Spotify também parece interessado na inteligência artificial, e o serviço de streaming anunciou uma nova função para a sua plataforma que utiliza o mesmo, e estou a falar de uma função de DJ. E se isso já era interessante, fique a saber que o mesmo conta com voz.

O Spotify explica que este DJ conhece o utilizador, bem como os gostos musicais, o suficiente para “reimaginar a forma como os utilizadores ouvem” música na plataforma. O recurso leva em conta a tecnologia da OpenAI (que está por trás do famoso ChatGPT) combinada com uma voz gerada por IA, bem como a tecnologia de personalização do Spotify.

O recurso foi projetado para criar um fluxo de música permanente semelhante a uma estação de rádio, com base no seu histórico e hábitos de escuta. A voz do DJ fará a transição entre as músicas, como faria numa estação de rádio tradicional, explicando por que ele escolheu a música, quando a ouviu pela última vez e muito mais.

Aqui fica o que diz o Spotify sobre a função DJ:

  • A tecnologia de personalização do Spotify, que oferece uma série de recomendações musicais com base no que gosta.
  • IA generativa através do uso da tecnologia OpenAI. Confiamos esta tecnologia aos nossos editores de música para lhe fornecer informações relevantes sobre a música, artistas ou géneros que ouve. A experiência dos nossos editores é uma parte muito importante da nossa filosofia.
  • Uma plataforma de voz AI dinâmica da nossa aquisição da Sonantic que dá vida a vozes incrivelmente realistas a partir de texto.

O recurso AI DJ já está disponível nas aplicações móveis do Spotify. Atualmente, está em versão beta e apenas para os utilizadores nos EUA e no Canadá que usam o inglês como idioma. Alem disso, ele parece ser exclusivo para aqueles que têm uma assinatura Premium. Não está especificado quando a função estará disponível para outros mercados, nomeadamente em Portugal.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.