Spotify aponta a 1 bilião de utilizadores até 2030
9 Junho, 2022O Spotify estabeleceu uma meta que no mínimo é muito ambiciosa, o de ter um bilião de utilizadores até 2030. O serviço de streaming também espera ter uma facturação na ordem dos 100 biliões de dólares em dez anos, o que equivaleria a quase dez vezes a sua receita.
Para o cofundador Daniel Ek, o Spotify pode atingir esse objectivo ambicioso graças, em particular, ao desenvolvimento de podcasts, mas também à actividade de audiolivros:
“Sei que é complicado colocar tudo isso em um modelo financeiro, porque, francamente, esse tipo de empresa nunca existiu antes”, disse o líder durante o dia dedicado aos investidores.
Em 2021, a empresa obteve uma facturação em torno dos 9,6 biliões de euros, ou 10,9 biliões de dólares, e contava com cerca de 422 milhões de utilizadores no final do primeiro trimestre de 2022, o que já a torna, de longe, a plataforma de áudio mais visitada do mundo.
O Spotify também espera uma margem bruta (facturação com menos custos directamente relacionados à actividade) de 40% em dez anos, enquanto evoluiu entre 25% e 26% nos últimos trimestres. A empresa pretende também atingir uma margem operacional (volume de negócios menos todos os custos antes de juros e impostos) de 20%, o que significaria que o grupo se tornou claramente lucrativo, o que não acontece hoje. Nos últimos trimestres, o serviço de áudio online oscilou entre uma margem operacional modestamente positiva e levemente negativa.
Spotify sonha com 1 bilião de utilizadores
O Spotify investiu mais de um bilião de dólares para adquirir players de podcast e construir uma oferta totalmente integrada, desde a produção até à gestão de publicidade, o que hoje o torna o principal player global do sector. No ano passado, o grupo também assumiu o controlo da especialista em audiolivros Findaway.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.