Sparrow: DeepMind (Google) anuncia um concorrente para o ChatGPT

Sparrow: DeepMind (Google) anuncia um concorrente para o ChatGPT

21 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Essa loucura das Inteligência Artificial de conversação (ou agentes de conversação, ou chatbot), parece estar em altas. O sucesso fenomenal do ChatGPT, agora conhecido do público em geral (ou quase), sem dúvida apenas deu o sinal de partida para uma competição de IA via GAFA interposta.

Não é portanto de estranhar que a DeepMind, uma subsidiária da Alphabet/Google, esteja prestes a lançar o seu próprio concorrente ao ChatGPT, chamado Sparrow. Demis Hassabis, o chefe da DeepMind, fez o anúncio oficial nas colunas da revista Time, onde deu conta de que Sparrow deve estar disponível em beta privado ainda este ano.

A principal vantagem do Sparrow em relação ao ChatGPT é a citação de fontes, garantindo uma IA mais “ética” e muito menos propensa a espalhar dados errôneos (ou “ofensivos”). Essa nova plataforma pode “conversar” com o utilizador no mesmo estilo de linguagem natural do ChatGPT, mas as respostas muitas vezes sintéticas podem aqui ser acompanhadas por documentos de origem muito mais detalhados (e garantindo a confiabilidade do conteúdo declarado).

Eventualmente, o chatbot deverá integrar o motor de pesquisa da Google, e assim competir com o tandem Bing/ChatGPT atualmente em preparação.

Sparrow

Sparrow será um concorrente direto para o ChatGPT

Não espere que Sparrow tente o humor ou a ironia mordaz como Jack, o pirata de mesmo nome: a IA é de fato ultra-limitada na sua operação seguindo “a contribuição de especialistas em muitos assuntos, em particular na decisão política, especialistas em ciências sociais e eticistas”, sem esquecer a consulta a grupos discriminados.

Resumindo, Sparrow provavelmente será tão confiável, e preciso, quanto politicamente correto, o que provavelmente é a melhor forma de se proteger de processos judiciais caros.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.