Soraka: O vírus que está a infectar milhões de smartphones Android

Soraka: O vírus que está a infectar milhões de smartphones Android

27 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Não há uma semana, que um especialista em segurança não tenha descoberto um novo malware na Play Store, a loja de aplicações do sistema Android. Desta vez, a descoberta envolve 104 aplicações que estão infectadas com um malware chamado Soraka.

Soraka está presente em milhões de smartphones Android

Visto no final da semana passada, está oculto no código das aplicações e, uma vez instalado num smartphone, a sua missão é mostrar banners publicitários. Claramente, isso é chamado de adware.

Mesmo quando o ecrã está bloqueado, ou em espera, os anúncios são mostrados sem o conhecimento do utilizador, que obviamente não sabe que ele está associado a uma das aplicações que ele instalou. Não é super perigoso, pois não acede a dados pessoais, e como tal não os rouba, mas para os hackers, pode gerar milhões de euros, ou de dólares, em receita.

A White Ops Threat Intelligence revelou que o Soraka, é um malware que está presente em 4,6 milhões de smartphones. E por que esse tipo de malware ainda consegue contornar os sistemas de detecção da Google e da Play Store? Porque é um malware que leva tempo para ser activado. Ele não é accionado imediatamente e aguarda algum tempo antes de infectar o smartphone com anúncios.

xhelper Antivírus malware

Além disso, ele parece ser capaz de detectar a presença de um antivírus. Essa estratégia permite capturar uma centena de aplicações, e milhões de dispositivos. Uma coisa é certa, a Google já foi informada e as 104 aplicações entretanto já desaparecem da Play Store. Como tal, é aconselhável que as desinstale do seu smartphone.

A lista completa de aplicações, pode ser vista aqui.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.