Sony patenteou a retrocompatibilidade para a PlayStation 5

Sony patenteou a retrocompatibilidade para a PlayStation 5

6 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Enquanto esperamos ansiosamente por novidades sobre a PlayStation 5, a retrocompatibilidade da Playstation 5 é um assunto para todos. É muito frustrante que esse recurso tenha sido deixado de fora na PS4. Mesmo com a Microsoft a apoiar a compatibilidade retroativa na Xbox One, os jogadores estão desesperados por ouvir que a Sony vai adotar o mesmo conceito e permitir que jogos antigos funcionem na sua próxima consola.
Houveram algumas dicas no passado que davam conta de que a compatibilidade com versões anteriores podia realmente fazer parte da Playstation 5, e agora uma nova patente dá-nos ainda mais esperança. Enquanto as referências são vagas, elas oferecem razões para serem otimistas.

O pessoal do Twinfinite informou que a Sony registou uma patente no Japão que discute a compatibilidade retroativa. Elaborando sobre a patente, a Gamingbolt escreve: “Parece que Mark Cerny, da Sony, criou uma nova implementação para compatibilidade com versões anteriores, que funcionaria num nível de sistema universal”.
O “sistema” em questão nunca foi especificamente declarado na patente. Embora isso signifique hipoteticamente ser algo, parece lógico que ele provavelmente se refira à Playstation 5.

A maneira como a tecnologia deve funcionar é simples e direta. Se um utilizador tentar executar um jogo, o sistema determinará se é um programa “nativo” projetado para esse sistema ou se é um programa “legado” criado para um sistema mais antigo.

Com base no que o sistema descobre, ele tentará disfarçar a sua ID de CPU para emular um sistema legado, se isso for um requisito para executar o jogo. Então, hipoteticamente, vamos imaginar que esta patente se refira à tecnologia de compatibilidade retroativa na PS5. Imagine que insira um disco para um jogo de PS4. O sistema percebe que o jogo é para a PS4, e em seguida, ele disfarça a identificação do CPU para que PS5 execute o mesmo como um CPU da PS4. Este é apenas um componente do que o sistema precisa para funcionar, mas é um começo. Também não é a primeira vez que a Sony regista o que parece ser uma patente relevante.

Retrocompatibilidade playstationFaz sentido que a PS5 seja compatível com versões anteriores. A Microsoft está à frente nesse quesito, e os jogadores da PS4 não estão felizes com a forma como as coisas estão atualmente. A Sony realmente vai irritar muitas pessoas se elas não cumprirem as expectativas de compatibilidade na sua futura consola.

Parece possível ou até provável que o PS5 só consiga jogar jogos da PS5 e da PS4. Mas muitos jogadores estão muito ligados a jogos da PS3 e da PS2, ou até mesmo para o PlayStation original. Esperemos que a Sony ouça e torne o PS5 totalmente compatível com os jogos desenvolvidos para todos esses sistemas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.