Sony anuncia novo Microfone Shotgun compacto ECM-B10

Sony anuncia novo Microfone Shotgun compacto ECM-B10

20 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Sony anunciou hoje o novo microfone Shotgun, o ECM-B10. O novo microfone integra o processamento líder da indústria de sinal digital e da diretividade precisa da Sony, conhecido como o ECM-B1M, num fator forma incrivelmente compacto.

O ECM-B10 aplica o processamento do sinal digital ao som captado por quatro cápsulas de microfones de elevado desempenho utilizando a tecnologia “beamforming”. Tal permite ao utilizador personalizar a forma como o áudio é gravado melhorando a sensibilidade do microfone a partir de direções diferentes. O microfone oferece três tipos de diretividade num único produto, permitindo ao utilizador alternar facilmente entre super direcional, unidirecional e omnidirecional.

Ao utilizar a super diretividade, o microfone capta o som a partir de um campo estreito dianteiro e suprime o som oriundo das outras direções. A configuração da super diretividade é uma ótima opção para entrevistas, selfies e outras situações onde a gama da captação de som é limitada à extensão estreita dianteira.

O ECM-B10 oferece ainda uma diretividade unidirecional que suprime o som traseiro ao captar som a partir de um campo largo dianteiro. Esta opção é perfeita para gravar conversas entre várias pessoas.

Para uma flexibilidade adicional, o utilizador pode também selecionar a sensibilidade omnidirecional, que capta som de forma igual a partir de todas as direções e é ideal para gravar sons do meio ambiente.

O ECM-B10 oferece uma captação de som cristalino com uma supressão de ruído eficaz. Utilizando processamento de som digital no interior do próprio microfone, o ECM-B10 reduz de forma eficaz o ruído para uma captação de som mais nítida e cria um fluxo de trabalho de pós-produção mais eficiente uma vez que não são necessárias tantas edições de áudio. O ECM-B10 emparelha-se com câmaras que estejam equipadas com um suporte MI (Multi Interface), quer seja para resultados análogos ou melhores; com câmaras com uma interface de áudio digital para transmitir áudio diretamente como um sinal digital para oferecer uma gravação de som de elevada qualidade sem degradação. Adicionalmente, o design de supressão de vibrações e de choques suprime de forma eficaz o ruído da vibração de baixa frequência, ao mesmo tempo que o seu design sem fios elimina o ruído transmitido pelos cabos. A proteção contra vento fornecida minimiza os ruídos do meio ambiente, facilitando a captação de áudio nítido mesmo ao gravar ao ar livre.

O corpo compacto do microfone oferece flexibilidade e mobilidade, mesmo utilizando estabilizadores gimbal e pegas.

ECM-B10

Os utilizadores poderão também desfrutar de uma flexibilidade de disparo superior ligando o ECM-B10 a uma câmara através do suporte MI para funcionar sem cabos, o que impede qualquer interferência com a proteção de aba lateral ou baterias externas. A alimentação é fornecida a partir da câmara para o microfone, para que possa continuar a captar sem ter de se preocupar com a bateria do microfone.

Para um funcionamento das configurações detalhadas, estão disponíveis uma vasta gama de configurações de áudio na parte traseira do microfone. Tal permite ao utilizador verificar o estado da configuração rapidamente para evitar configurações acidentais e proporcionar paz de espírito. Para uma durabilidade adicional, o design do ECM-B10 é resistente ao pó e à humidade, que permite a captação ao ar livre sem preocupações quando é combinado com um corpo e objetivas igualmente resistentes ao pó e à humidade.

Preços e disponibilidade Sony ECM-B10

O novo ECM-B10 estará disponível em Julho numa série de revendedores autorizados da Sony, a um preço de venda estimado de 270 €.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.