Sony vai incorporar NFTs no ecossistema PlayStation

Sony vai incorporar NFTs no ecossistema PlayStation

19 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Os NFTs (Non Fungible Tokens) têm uma má reputação entre os jogadores. A integração em jogos é promovida por editoras como Ubisoft, Square Enix e Konami como um valor agregado, mas é vista por grande parte da comunidade como pura lucratividade e, ainda por cima, em contraste com a proteção do clima.

E alguns estúdios de desenvolvimento já se opuseram a isso com duras criticas . A Sony pode permanecer imperturbável perante essa situação, já que uma patente recém-publicada mostra possíveis planos para integração NFTs no ecossistema PlayStation.

Na patente, a Sony descreve uma “estrutura NFT para transferir e usar ativos digitais entre plataformas de jogos”. A patente foi registada em 2022, mas só agora foi publicada. A Sony continua a descrever a associação de NFTs, que em si são principalmente entradas de blockchain, com itens do jogo como, por exemplo, personagens, armas ou obras de arte.

Segundo a Sony, os sistemas atuais são considerados tecnologicamente inadequados para a transferência de ativos além de um único jogo ou plataforma. É aqui que os NFTs entram em ação. Na minha opinião, é claro, isso é um absurdo. Porque os NFTs são apenas o “rabo do rato” que é anexado no final e muitos programadores já permitem que certos itens ou progresso sejam transferidos em vários jogos. Como proprietária de uma plataforma, a Sony poderia estabelecer infraestruturas técnicas de forma centralizada para isso, totalmente independente dos NFTs.

A Sony também explica na descrição da patente que os NFTs visam enriquecer a experiência de jogo, permitindo que jogadores, ou espetadores, adquiram/desbloqueiem ativos exclusivos e possivelmente também os transfiram. Por exemplo, um jogador poderia desbloquear uma capa num título, que seria associado a uma entrada de blockchain e poderia ser utilizado em jogos ou transferido para terceiros.

Como outro exemplo, a Sony cita os NFTs como recompensa pelo progresso do jogo ou por atingir determinados marcos nos jogos. Infelizmente, mesmo naquela época, quando o programa de bónus PlayStation Stars foi estabelecido, no qual o jogador pode desbloquear todo tipo de lixo digital, eu suspeitava que os NFTs poderiam ser o próximo passo…. e estou cada vez mais certo de que isso vai mesmo ser uma realidade.

PlayStation interessado nos NFTs?

No entanto, resta saber se a Sony realmente fará uma função da patente no final. Muitas vezes, as empresas obtêm patentes, mas acabam por não as desenvolver, o que pode ter uma ampla variedade de razões.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.