Análise Sony H.Ear on 2: Auscultadores Wireless NC

Análise Sony H.Ear on 2: Auscultadores Wireless NC

12 Dezembro, 2018 0 Por Joel Pinto

Hoje deixo-vos aqui a minha análise um pouco mais detalhada dos fones de ouvido da Sony, os H.Ear on 2, mas também são conhecidos como os Sony H900n. Numa altura em que procurava uma solução sem fios para uso pessoal e profissional, tive a oportunidade de testar estes excelentes auscultadores, e não perdi a oportunidade de o fazer.

Características físicas

Olhando fisicamente para os Sony H.Ear on 2, ficamos de imediato com a sensação que eles são idênticos aqueles que foram lançados na geração anterior. No momento em que estou a escrever a analise, existem 5 cores no total, mas a que estou a testar é a chamada Azul Luar.

Estamos perante uns fones resistentes, bonitos, e que mantém perfeitamente a sua forma, uma vez que são extremamente flexíveis se comparado com outros que já testei. Quanto ao conforto, usando-os por várias horas, não senti qualquer desconforto na cabeça. Não é exercida muita força na linha da mandíbula, mas noto que os fones de ouvido descansam na articulação da orelha, o que causa um pouco de fadiga. Apesar deles aquecerem um pouco os meus ouvidos, nunca transpirei dos mesmos, e posso-vos garantir que cheguei a usa-los por mais de 3 horas seguidas, e sem os retirar. Para aqueles que têm cabeças mais pequenas, o H.Ear on 2 consegue-se adaptar facilmente.

Controlos

Todos os controlos destes Sony H.Ear on 2 estão no fone do ouvido esquerdo, onde se inclui um botão para ligar ou desligar o cancelamento de Ruído, que por vezes faz muita falta. Apesar de já ser comum em alguns fones de ouvido, esta opção normalmente só está disponível em dispositivos mais premium. Se quer ficar em segurança, esta função é muito importante. E se estão a perguntar em que situações? Por exemplo, se tiverem a passear, convém ouvir o que se passa à vossa volta... ou se estiverem a treinar no ginásio, ou mesmo em casa e esperam por visitas.

É que com o cancelamento de ruído activado, ficamos completamente desligados daquilo que nos rodeia, e isso nem sempre é bom. Por isso, o botão para desligar a funcionalidade é sempre bem vindo. Esse mesmo botão tem 3 funções, a primeira é desligado, a segunda à Cancelamento de ruído activo, e a terceira é a chamada ambiente, que "transporta" o som que nos rodeia para os ouvidos, mas sem exageros.

Finalizando os aspetos físicos importantes do Sony H.Ear on 2, o micro USB é caracterizado, novamente, sem USB-Type C, considerando que o mundo está querendo um plug universal e por último é um jack de 3,5 mm para conexões físicas. Eu confirmei, isso não funciona com um PC se ligar um cabo USB ao mesmo, só irá recarregar a bateria do mesmo.

Bateria

A Sony diz que a bateria do H.Ear on 2 pode durar até 28 horas de vida útil com o cancelamento de ruído ativado. Fiz o meu próprio teste com o volume em 50% e deixei ali ficar a tocar. Resultado: desligou-se pouco menos de 22 horas depois, que a meu ver é muito bom. O carregamento rápido está disponível, e carregando apenas durante 10 minutos consegui prosseguir com os testes.

Voltando para os fones de ouvido, o Sony H.Ear on 2 pode ser usado para chamadas telefónicas. Testei a funcionalidade, e quem me ouvia informou que a minha voz fica nítida sem estar distante ou abafada, no entanto, eles informaram que também ouvem o som ambiente daquilo que me rodeia. Por último, tocar duas vezes no fone direito traz a Siri ou o Assistente do Google (mas por razões óbvias não testei)

Para finalizar a construção física, os fones de ouvido são dobráveis ​​para fácil arrumação e a Sony oferece uma bolsa de transporte. Pessoalmente, prefiro um estojo, mas o saco ajuda a evitar possíveis arranhões quando colocados numa mochila.

Som

Provavelmente o aspeto mais importante para quem está a ler esta analise. Estes Sony H.Ear on 2 tem Bluetooth 4.1, AptxHD e LDAC. Para aqueles que não sabem, o LDAC fornece o melhor sinal de áudio sem fio via Bluetooth. Se estiver a usar ficheiros de áudio de qualidade para arquivos FLAC descompactados, o LDAC oferece a menor quantidade de compactação. Com o Android Oreo uma versão superior com o LDAC embutido, finalmente, conseguimos vivenciar uma excelente experiência. Para tirar todo o potencial deste dispositivo, tinha que ter um dispositivo Sony ou um smartphone Xperia para experimentar o LDAC.

Mas se o que querem ler é se o Sony H.ear On 2 toca alto? Sim toca realmente muito alto. Usando-o em conjunto com um smartphone da Wiko (que estou a testar de momento), cinquenta a sessenta porcento do volume é perfeito, muito confortável e agradável. Com 70% ou mais, fica alto demais para mim. Em segundo lugar, o baixo nestes fones são os ideias para mim. Já testei fones com mais "bass", mas eram exagerados, aqui ficam excelentes, e acreditem que sou esquisito, porque tanto posso estar a ouvir metal, como daqui a pouco já estar a ouvir Jazz. Dentro da aplicação da Sony, dedicada aos fones de ouvido, a Sony | Headphones Connect, temos uma opção de reforço de graves que ajuda um pouco para quem gosta mais dos mesmos.

Quanto ao mid-range, este é o lugar onde eu realmente gostei dos H.Ear on 2. Um pouco brilhante, moderadamente para a frente para dar ao desempenho vocal uma sensação de estar na vanguarda. O H.Ear on 2 fez a música mais moderna hoje soar viva e excitante. Muito claro, articulado e uma boa quantidade de detalhes e fidelidade, e nesta área a Sony fez um trabalho muito bom. Pode certamente ouvir vocais e instrumentos na vanguarda e atrás de si, os canais de áudio esquerdo e direito são distinguíveis, o que ajuda na imersão.

Quanto às notas agudas, o meu teste revelou que elas são precisas, quase não passam pela minha experiência, e nunca são agressivas para causar fadiga auditiva. As altas frequências funcionaram perfeitamente e são, para mim, bem equilibradas.

Por último, mas não menos importante, assistir a filmes não há problemas de sincronização quer com o Youtube ou com a Netflix (foi onde testei), e a experiência de assistir filmes foi idêntica à experiência de áudio em relação à qualidade e ao desempenho. No limite, tive que aumentar um pouco o volume ao assistir a vídeos. Os equalizadores das aplicações não são os melhores e o som surround virtual não tornava a experiência mais agradável. O único recurso que vale a pena mencionar que complementou a experiência de áudio é, novamente, o reforço de baixo na APP da Sony, que nesta situação ajudou.

Veredicto final Sony H.Ear on 2

Não tenham a mínima duvida que este é um fone de ouvido super recomendável. O preço do mesmo pode assustar grande parte dos interessados no dispositivo, mas acreditem que vale cada euro que pagamos por ele. Estamos a falar de um dispositivo que custa atualmente €300, e podem verificar aqui.

Existem excelentes fones de ouvido no mercado com preços mais baixos, mas a qualidade paga-se, e estes Sony H.Ear on 2 são excelentes em todos os níveis, que vão desde o acabamento, aos materiais usados, à excelente qualidade sonora, bateria, e por aí em diante.

Normalmente gosto de dar algum destaque aos aspetos menos positivos dos objetos que faço analise, e aqui não tenho nada para apontar.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.