Sabe quanto pagou a Sony para oferecer o ARK Survival Evolved no PlayStation Plus?

Sabe quanto pagou a Sony para oferecer o ARK Survival Evolved no PlayStation Plus?

14 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Nos últimos anos, os serviços relacionados a jogos têm crescido de forma muito significativa. Xbox Game Pass, PlayStation Plus são os dois principais serviços oferecidos aos jogadores, e cada marca tenta oferecer o conteúdo mais interessante possível, mesmo que às vezes signifique investir boas quantias.

A Microsoft está a gastar muito para integrar jogos dos seus próprios estúdios no dia do lançamento no Xbox Game Pass. Um argumento que atinge a empresa como o serviço está a ganhar popularidade e a gerar uma pequena fortuna.

Mas para os editores de terceiros que veem os seus jogos integrarem essas plataformas, as compensações nem sempre são assim lucrativas. Vimos o depoimento do programador de Oddworld Soulstorm, que foi lançado no PlayStation Plus em troca de uma ajuda da Sony para completar o jogo.

Assim, a Sony ajudou o título financeiramente em troca de uma exclusividade temporária no PlayStation Plus. As estimativas levaram ao facto de que o jogo venderia entre 50.000 e 100.000 cópias no lançamento. Mas a crise do Covid-19 virou tudo isso de cabeça para baixo e o jogo foi resgatado por 4 milhões de contas de forma gratuita através do PlayStation Plus, enquanto as vendas do título depois disso foram reduzidas a zero. Resumindo: o financiamento do jogo não foi lucrativo.

Alguns editores não hesitam em cobrar o preço total das suas licenças, que são distribuídas gratuitamente nos serviços PlayStation Plus e Xbox Game Pass. A situação é óbvia: o acesso gratuito bloqueia as vendas e, portanto, cabe à Sony e à Microsoft pagar uma compensação de acordo com o tamanho da sua base de assinantes.

PlayStation e Xbox pagam fortunas para disponibilizar o Ark Survival Evolved nos seus serviços

Documentos recentes da Snail Games, inicialmente planeados para a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), mencionavam precisamente o preço pago pelos dois gigantes pela integração do Ark Survival Evolved na sua assinatura. Assim, ficamos a saber que Sony pagou a maior quantia com 3,5 milhões de dólares para disponibilizar Ark Survival Evolved no PlayStation Plus, no passado mês de Março.

Survival Evolved

Do lado da Microsoft, pagou 2,5 milhões de dólares para uma disponibilidade superior a três anos do Ark Survival Evolved no Xbox Game Pass. No final do contrato, este último foi modificado para estender a disponibilidade permanentemente, mas também para integrar Ark 2 desde o seu lançamento, e isso por três anos, tendo a segunda obra sido negociada por 2,3 milhões de dólares.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.