Sony anuncia a morte da Playstation Vita

Sony anuncia a morte da Playstation Vita

5 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Agora parece que é oficial, a Playstation Vita foi oficialmente “abandonada”. Prestes a fazer oito anos, no próximo dia 11, cheia de bons e leais serviços, a segunda consola portátil da Sony Interactive, depois da lendária PSP, foi definitivamente deixada para trás. Nenhum anúncio oficial foi feito desde que a Sony abandonou a sua produção, na primavera passada. Mas a falta de jogo por muitos e muitos meses não deixou grande margem para dúvidas.

Chegou a hora da despedida da Playstation Vita

Esta semana, uma primeira declaração oficial foi feita para confirmar as informações. Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, informou através do Game Informer, que publicou um excelente recorde por ocasião do 25º aniversário da PlayStation original. Esta afirmação é sucinta, mas clara:

A PlayStation Vita foi excelente em muitos aspectos, e a experiência de jogo foi óptima. Mas, claramente, não estamos mais interessados ​​no seu mercado (consolas portáteis). A Sony está a abandonar o mercado de consolas portáteis. A PlayStation Vita vendeu 16 milhões de cópias. Isso é cinco vezes menos do que a PlayStation Portable.

A PlayStation Vita continua a ser uma excelente consola portátil. Capaz de executar jogos semelhantes aos da PlayStation 3, é também aquela (para a primeira geração) que ofereceu, no lançamento, o melhor ecrã: luz de fundo OLED e definição qHD (resolução de 220 pixeis por polegada). Uma verdadeira extensão das suas grandes irmãs domésticas (PlayStation 3 e PlayStation 4), a PS Vita desfrutava, bem antes do Google Stadia e Steam Link, de tecnologia de streaming (para jogar jogos PS3 e PS4 remotamente).

Obviamente que essa consola tem muitos defeitos. Um preço um pouco alto e um cartão de memória proprietário (o famoso Memory Stick). Além disso, a console não recebeu o mesmo suporte da Sony Interactive que a PlayStation 4, preferindo apostar na realidade virtual, com o PS VR. Além disso, ela chegou durante o surgimento de smartphones e tablets iOS e Android que tornaram as plataformas móveis com milhões de jogadores.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.