Sony anuncia o DualSense, o novo controlador sem fio para a PlayStation 5

Sony anuncia o DualSense, o novo controlador sem fio para a PlayStation 5

7 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

A Sony revelou há instantes o novo controlador que irá chegar com a Playstation 5, e estou a falar do DualSense. Quando todos pensavam que o controlador iria ser o DualShock 5, eis que a Playstation surpreende e muda a estratégia.

Sony anuncia o novo DualSense

A Sony pretende que toda a comunidade PlayStation possa dar um primeiro olhar sobre o seu novo controlador sem fio DualSense, e ouvir a sua visão de como ele cativará mais os seus sentidos à medida que interage com os mundos virtuais nos jogos PS5. Os recursos do DualSense, juntamente com o Tempest 3D AudioTech da PlayStation 5, proporcionam uma nova sensação de imersão aos jogadores. Quando a PS4 foi lançada em 2013, o DualShock 4 recebeu muitos comentários positivos dos jogadores, e programadores, por ser o melhor controlador PlayStation feito até aquele momento, por contar com recursos avançados. Isso levou a Playstation a questionar-se: como construímos esse sucesso? Após uma análise cuidadosa, eles decidiram manter intacto o que os jogadores adoram no DualShock 4, além de adicionar novas funcionalidades e melhorar o seu design. Com base no que foram ouvindo dos jogadores, e dos programadores, concluíram que o Touch Sense na jogabilidade, assim como o áudio, não tem sido um grande foco para muitos jogos. Tiveram então uma grande oportunidade com a PS5 para inovar, oferecendo aos criadores de jogos a capacidade de explorar, e de oferecer a possibilidade de aumentar esse sentimento de imersão através do seu novo controlador.

É por isso que adoptaram o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que se sente quando se toca, como a de sentir a lentidão de conduzir um carro na lama. Também incorporaram gatilhos adaptáveis ​​nos botões L2 e R2 do DualSense para que possa realmente sentir a tensão das suas acções, como quando desenha um arco para disparar uma flecha. Isso proporcionou-lhes um desafio empolgante para projectar um novo controlador baseado na geração actual, levando em consideração os novos recursos que estavam a adicionar. Por exemplo, com gatilhos adaptáveis, tiveram que considerar como os componentes se encaixariam no hardware, sem dar uma sensação volumosa. A equipa de projecto trabalhou em estreita colaboração com diversos engenheiros de hardware para posicionar os gatilhos e actuadores.

Os projectistas foram capazes de desenhar as linhas de como o exterior do controlador pareceria e se sentiria, com o desafio de fazer o controlador parecer menor do que realmente parece. No final, alteraram o ângulo dos gatilhos das mãos e também fizeram algumas actualizações subtis no punho. Também levaram em consideração as formas de manter uma vida útil forte da bateria recarregável do DualSense. O DualSense também conta com um conjunto de microfones embutido, que permitirá aos jogadores conversar facilmente com amigos, sem utilizar um fone de ouvido - ideal para iniciar uma conversa rápida. Mas é claro que, se planeia conversar durante muito tempo, é bom ter esse fone de ouvido à mão. Aqui ficam as palavras de Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment:

Estamos empolgados em partilhar a aparência final do controlador DualSense com os nossos fãs, e mal podemos esperar para que todos ponham as mãos nele! Gostaria de encerrar com uma mensagem do Presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, para a comunidade:

“O DualSense marca uma mudança radical em relação às ofertas anteriores de controladores e captura o quão forte nos sentimos em dar um salto de gerações com o PS5. O novo controlador, juntamente com os muitos recursos inovadores do PS5, será transformador para os jogos - continuando nossa missão no PlayStation de ultrapassar os limites do jogo, agora e no futuro. Para a comunidade PlayStation, eu realmente quero agradecer por partilhar esta emocionante jornada connosco, enquanto caminhamos para o lançamento do PS5 no feriado de 2020. Estamos ansiosos para partilhar mais informações sobre a PS5, incluindo o design da consola nos próximos meses.”

FONTE

 

 

 

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.