Sony aborda os problemas dos jogos na nuvem

Sony aborda os problemas dos jogos na nuvem

5 Junho, 2023 0 Por Sandro Sotto

O chefe da Sony, Kenichiro Yoshida, atualmente vê muitos obstáculos técnicos para os jogos na nuvem. O fato de ele agora estar a falar sobre este assunto certamente também se deve à próxima aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

A empresa com sede em Redmond também quer usar o acordo para fortalecer o seu portfólio de streaming de jogos e a taxa fixa do jogo Xbox Game Pass Ultimate.

Yoshida certamente quer acalmar os temores dos investidores que podem presumir que a Microsoft poderia aproveitar as suas vantagens sobre a Sony neste sector. Por fim, a empresa de Redmond também controla a infraestrutura de nuvem do Azure. Embora a Sony ofereça jogos na nuvem através da sua assinatura do PlayStation Plus Premium, ela tende a “executar junto” com ela. Isso também mostra, por exemplo, que o próximo projeto portátil Q foi concebido como um dispositivo de jogo remoto puro. Os jogos na nuvem também não foram lá colocados.

A Sony também está atenta e pode querer usar inteligência artificial como o GT Sophy para melhorar as possibilidades. Por exemplo, o utilizador pode usá-lo para carregar os servidores se houver muito tempo ocioso devido a poucos jogadores, e isso permite reduzir custos operacionais. No entanto, problemas ainda podem ser vistos nas latências. Ainda existem alguns desafios – mas a Sony também os enfrentará. No entanto, também está claro de momento que os jogos na nuvem ainda são um nicho que nem sempre é lucrativo, mesmo para grandes empresas… e o Google Stadia é um bom exemplo dessa situação.

Para a Sony os jogos na nuvem ainda são um nicho

Os analistas costumam criticar a Sony: a Sony comprou o fornecedor de jogos em nuvem Gaikai no início, em 2012, mas até à data não explorou o seu potencial pioneiro. Nesse ínterim, concorrentes como a Nvidia com GeForce Now ultrapassaram tecnicamente o mesmo. No geral, no entanto, provavelmente levará muitos anos até que uma proporção significativa de jogadores realmente prefira a nuvem a PCs ou consolas de jogos.

FONTE

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.