Snapdragon X55 é o novo modem 5G de 7Gbps da Qualcomm
20 Fevereiro, 2019A Qualcomm anunciou ontem o seu modem 5G de segunda geração, o Snapdragon X55, que se for comparado com o seu antecessor, o Snapdragon X50 lançado em outubro de 2016, o X55 suportará velocidades de até 7Gbps, contra os 5Gbps do X50.
Mas enquanto o Snapdragon X50 foi lançado há mais de dois anos e não chegou ao mundo real, este novo deverá chegar com os dispositivos equipados com o Snapdragon 855.
Além das melhorias de velocidade, outra característica importante é que o chip 7nm suporta velocidades 4G LTE de até 2.5Gbps. Isso é importante porque os dispositivos que verá neste ano terão modems separados para 4G e 5G, já que o 5G precisará de ter o 4G para quando não estiver disponível. Agora, isso pode ser feito através do mesmo chip. A implicação disso é que o X55 será integrado em todos os chipsets premium até 2020, o que significa que todos os telefones emblemáticos serão 5G até então.
“A Qualcomm Technologies está a liderar a primeira onda de lançamentos de 5G com nossa plataforma móvel 5G de primeira geração. Com uma evolução significativa nas capacidades e desempenho, o modem 5G comercial de segunda geração é um verdadeiro testemunho da maturidade e liderança da nossa tecnologia 5G. Esperamos que nossa plataforma 5G acelere o impulso comercial de 5G e potencialize virtualmente todos os lançamentos de 5G em 2019, ao mesmo tempo em que expande significativamente a área de lançamento 5G global”, disse Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Incorporated.
O Snapdragon X55 suporta todas as principais bandas do mundo, incluindo bandas sub-6 GHz e mmWaves. Ela usará as antenas de segunda geração da Qualcomm, que também foram anunciadas ontem e têm menos de 8 mm de espessura.
A Qualcomm diz que o Snapdragon X55 está a ser testado para os clientes e deve chegar aos dispositivos comerciais até o final do ano.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.