Snapdragon X é o concorrente da Qualcomm para o Apple Silicon

Snapdragon X é o concorrente da Qualcomm para o Apple Silicon

10 Outubro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Qualcomm anunciou há instantes o nome da sua nova geração de plataformas de computação (chips compostos por CPU, GPU e NPU) para o setor de informática: o Snapdragon X. Além do nome, pouco se sabe porque a empresa falou sobre isso de forma bastante vaga, adiando notícias mais concretas para o próximo ano, quando esta nova série de plataformas baseadas em CPUs Qualcomm Oryon chegará ao mercado.

Snapdragon X o nome da próxima série de chips da Qualcomm destinados ao setor de informática, um nome que pretende trazer um pouco mais de clareza à gama da empresa, à semelhança do que já acontecia no setor de smartphones, há quase dois anos.

Este novo chip chegará no próximo ano em várias versões, todas baseadas em CPUs Qualcomm Oryon (núcleos ARM personalizados) derivados da Nuvia, empresa adquirida pela Qualcomm em janeiro de 2021.

Os primeiros detalhes desta nova tecnologia surgiram há quase um ano por ocasião do Snapdragon Summit 2022, mas ainda hoje se sabe muito pouco, exceto que deverá permitir à Qualcomm criar plataformas que, além de garantirem maior autonomia do ARM, poderiam potencialmente levar a empresa a oferecer algo válido e alternativo ao Apple Silicon M1 e Silicon M2 no mercado de PCs.

Snapdragon X será totalmente revelado no futuro

“Ao aproveitar a CPU Qualcomm Oryon, o Snapdragon X proporcionará uma grande melhoria no desempenho e na eficiência energética, em combinação com o NPU, e proporcionará experiências de utilizador alinhada com a nova era da inteligência artificial generativa”, informou a Qualcomm no seu comunicado de imprensa.

Para saber mais, conhecer variantes, performances e todos os demais detalhes da série Qualcomm Snapdragon X, a empresa convida todos a acompanharem o Snapdragon Summit 2023, evento que está agendado para acontecer de 24 a 26 de outubro.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.