Snapchat bloqueia contas de quem possui um iPhone desbloqueado
11 Maio, 2019Diversos relatos na rede social Twitter, dão conta de que o Snapchat começou a tomar medidas contra os utilizadores com um iPhone que usem alguma versão do jailbreak no iOS 12. Os utilizadores receberam notificações da aplicação a informar de que a sua conta estava bloqueada. No exemplo, no final do artigo, a vítima publica uma foto da mensagem enviada pelo Snapchat, avisando-o de que a sua conta foi bloqueada por um período de 12 horas.
A plataforma afirma ter detectado o acesso ao Snapchat por uma aplicação de terceiros, que é “proibido porque pode comprometer a segurança da conta”. Mas parece que a maioria dos utilizadores que tiveram as suas contas suspensas não estão a passar por um aplicação de terceiros, mas simplesmente por fizeram jailbreak no seu iPhone com o iOS 12.
Segundo o relato das vítimas deste bloqueio, parece que o Snapchat consegue suspender não apenas a conta, mas também identificar o dispositivo através do qual se liga, através do seu identificador único. Isso significa que, se tentar criar uma nova conta do Snapchat no mesmo iPhone, também terá o acesso negado. Não se sabe de momento se a aplicação pretende banir permanentemente as contas reincidentes. Se usa o Snapchat e tem um iPhone com jailbreak ou planeia fazê-lo, fica desde já avisado.
What the hell @snapchatsupport I don’t use any tweaks that modify Snapchat and I have Liberty lite enabled on Snapchat so nothing can inject at all. I don’t use any ++ apps. That’s bull crap. pic.twitter.com/90bS1v0liX
— Ignition App (@ignition) 8 de maio de 2019
Não se sabe por agora se esta é uma medida temporária, ou algo que vai ficar para sempre, pelo que, se gosta de usar a aplicação, o melhor é nem arriscar. No entanto, não sei até que ponto é que a obtenção dessa informação por parte do Snapchat, não é ilegal, ou pelo menos, o modo como a obteve.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.