Smartphones de 2023 contarão com melhor estabilização de vídeo: Entenda os motivos

Smartphones de 2023 contarão com melhor estabilização de vídeo: Entenda os motivos

25 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Tecno apresentou um novo tipo de lente de duplo prisma. Segundo Jimmy Hsu, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, essa tecnologia chamada Eagle Eye Lens é simplesmente revolucionária. A fabricante chinesa de smartphones pretende utilizá-la nos seus aparelhos já a partir de 2023, mas também gostaria de ver a mesma ser adotada nos smartphones topos de gama de outras fabricantes.

O sensor do periscópio permite oferecer a performance de um zoom óptico sem deixar o aparelho muito grosso. Para isso, incorpora um prisma que reflete a luz a 90 graus. A vantagem do sistema é dupla. Em primeiro lugar, em vez de estender a distância focal sobre a sua profundidade, a lente estende-se sobre a sua altura. Além disso, o prisma, móvel em vários eixos, permite melhorar a qualidade da estabilização da imagem. Esse recurso é essencial quando o utilizador aumenta o zoom num assunto: a menor vibração é multiplicada e dá uma imagem tremida.

A Eagle Eye Lens não é apenas a primeira teleobjetiva de periscópio de duplo prisma do mundo, mas segundo a Tecno, os seus dois prismas apresentam o maior grau de inclinação do mercado.

Juntamente com um estabilizador de imagem grande angular duplo, essa tecnologia oferece, em teoria, vídeos espetaculares “cujos assuntos mesmo em movimento permanecem no centro da imagem”. A Tecno afirma que os movimentos dos prismas são calculados utilizando a Inteligência Artificial. Eles giram em mais ou menos 16 ou 20 graus, dependendo se está a filmar no modo retrato ou paisagem.

Eagle Eye Lens permite melhor estabilização de vídeo nos smartphones

As teleobjetivas periscópicas estão apenas a começar a aparecer em smartphones de última geração, impulsionadas principalmente por fabricantes chineses de smartphones. A Huawei, por exemplo, impressionou bastante com o seu Huawei P30 Pro, considerado o rei das câmaras em smartphones, no ano de 2019.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.