Conheça o smartphone que chega com 5 anos de garantia e 10 anos de atualizações
30 Agosto, 2023As atualizações de software são cada vez mais importantes no mundo dos smartphones, sejam elas grandes atualizações do sistema operativo, ou os indispensáveis patchs de segurança. E esse é um dos motivos pelo qual a Apple tem grande apoiantes, uma vez que a sua política de atualizações de segurança é realmente longa.
Ontem revelamos aqui que a Google pretende expandir o seu processo de atualizações com o lançamento do Pixel 8, mas essa está longe de ser a única empresa no mundo Android a pensar dessa forma. É que o Fairphone 5 foi oficialmente anunciado, que alem dos brutais 5 anos de garantia, chega com a promessa de 10 anos de atualizações.
Este Fairphone 5 é fabricado com 70% de materiais justos e reciclados e é construído por pessoas que recebem um salário ajustado. A empresa diz que pode até utilizar a caixa que vem com o Fairphone para enviar o seu smartphone antigo para a empresa, para que eles o possam reciclar.
O Fairphone 5 é um smartphone foi feito para durar – vem com garantia de 5 anos e suporte de software até pelo menos 2031 (daqui a 8 anos). Pelo menos esse tempo, mas se tudo correr bem, o telefone terá suporte durante 10 anos. Ele sai de fábrica com o Android 13 e a empresa planeia entregar pelo menos 5 grandes atualizações do sistema operativo.
Fairphone 5: o smartphone com 10 anos de atualizações
Em termos de especificações técnicas, este Fairphone 5 conta com ecrã OLED com 6,46 polegadas com a resolução FullHD+, com 1224×2700 pixeis, e taxa de refrescamento de 90Hz. Este ecrã é devidamente protegido pelo Gorilla Glass 5.
No seu interior temos um chip da Qualcomm, o QCM 6490, que é uma peça industrial que é equivalente ao Snapdragon 778G e que é acompanhado por 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, que pode ser expandido através de um cartão MicroSD de até 2TB. Ainda no seu interior temos uma bateria de 4200mAh com suporte para o carregamento rápido com fio de 30W.
Para a fotografia, o equipamento conta com um sistema de dupla câmara na traseira, em que o sensor principal conta com 50MP com OIS, o Sony IMX800, e que é acompanhado por um sensor ultra grande angular de 50MP, Sony IMX858… e depois temos um sensor Time of Flight. Já na frente, temos novo sensor com 50MP, um Samsung JN1.
Outras notas de destaque são o facto de possuir uma porta de 3,5mm para os fones de ouvido, se um smartphone dual-SIM com um slot físico e um eSIM, Wi-Fi 6E (6GHz), Bluetooth 5.2 e NFC. A certificação IP55 também está presente.
Quanto ao seu preço, a empresa anunciou-o por valores entre os 620 e o 700 euros, dependendo da variante que escolha. As suas vendas começam a 14 de setembro mas infelizmente ele não é oficialmente vendido em Portugal.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.