Smart App Control: Windows 11 ganha novo recurso de segurança
5 Março, 2022Smart App Control está a ser testado na versão beta do Windows 11
Todos sabemos que o perigo anda à solta na Internet, e sempre que descarregamos uma aplicação, e a instalamos no nosso dispositivo, estamos a depositar a nossa confiança em quem programou essa mesma aplicação. Infelizmente, essas aplicações nem sempre são tão fidedignas como dizem ser, e por vezes abrem portas para que os nossos dados pessoais possam ser roubados, bem como as nossas credenciais bancárias.
Agora, e com isso em mente, a Microsoft adicionou um novo recurso ao seu mais recente sistema operativo, o Smart App Control, que já está disponível para os utilizadores do Windows 11 inscritos no programa Windows Insiders.
Já tivemos recursos semelhantes, como o Smart App Control, em versões anteriores do Windows. O Windows 10 tinha algo chamado SmartScreen, que basicamente vasculhava os seus ficheiros, páginas que visitava e até os ficheiros descarregados. Pelo que parece, este novo Smart App Control permite uma melhor integração de algumas dessas mesmas protecções, embora com mais foco nas próprias aplicações.
É que a Microsoft anunciou o recurso para a versão de teste mais recente do Windows 11. O SmartScreen, embora útil, tinha o mau hábito de bloquear os ficheiros que os utilizadores realmente queriam, e que nem sequer tinham intenções maliciosas. Com esta nova aplicação a Microsoft adoptou uma abordagem diferente. Em vez de activá-lo por padrão, o SAC será executado num modo de avaliação para determinar se precisa dele. Segundo a própria Microsoft, o SAC é configurado pela primeira vez no modo de avaliação:
“Enquanto o SAC estiver no modo de avaliação, ele aprenderá se pode ajudar a protegê-lo sem atrapalhar muito. Nesse caso, ele será activado automaticamente. Caso contrário, ele será desligado automaticamente.”
Parece que a Microsoft quer evitar os problemas que muitos de nós tivemos com o SmartScreen, além de nos fornecer alguns recursos de segurança adicionais do Windows 11.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.