Sky Train: China testou o seu primeiro Maglev suspenso
21 Agosto, 2022A China é pioneira no desenvolvimento do Maglev, que para quem não sabe o que é, trata-se de um comboio de alta velocidade de levitação magnética. Em 2019, o país inaugurou o primeiro trecho do mesmo, e que é capaz de efectuar uma ligação entre Pequim e Xangai em apenas três horas e meia graças à sua velocidade máxima de 600km/h.
Agora, a China também é a primeira nação a testar o protótipo funcional de um Maglev suspenso (cujas as linhas estão localizadas acima das cabines). Aqui, o objectivo não é bater recordes de velocidade: o protótipo é potencialmente capaz de transportar 88 passageiros a uma velocidade de 80km/h e, a longo prazo, o “Sky Train” poderá mover-se a 120km/h num caminho com cerca de 7,5 km. Em suma, o metro do futuro…
O primeiro protótipo de Maglev suspenso foi testado há alguns dias em Xingguo, província de Jiangxi, e tudo correu sem problemas visíveis: o mesmo percorreu os 800 metros da secção de teste sem dificuldades. Apesar desses sucessos tecnológicos, os Maglev são alvo de muitas críticas no contexto do aquecimento global, o sistema de propulsão magnética exige uma grande quantidade de energia eléctrica (o que não seria necessariamente um problema num país cuja electricidade vem directamente de usinas nucleares).
Maglev suspense testado com sucesso na China
O facto é que sem atrito e quase sem necessidade de linhas, esse meio de transporte está muito menos sujeito ao fenómeno do desgaste do que os comboios convencionais, um ponto crucial do ponto de vista eco-responsável.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.