SK hynix anuncia o primeiro modulo de memoria RAM DDR5 do mundo

SK hynix anuncia o primeiro modulo de memoria RAM DDR5 do mundo

7 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

A SK hynix, um dos maiores fabricantes mundiais de chips de memória, anunciou o lançamento da primeira memoria DRAM DDR5 do mundo. Há cerca de dois anos, a empresa anunciou que estava a desenvolver a primeira DRAM DDR5 de 16Gb, e agora a empresa cumpriu essa meta.

O DDR5 é o próximo passo evolutivo na tecnologia de memória, e continua a tendência das últimas gerações, reduzindo ainda mais a tensão operacional de 1,2 V para 1,1 V. Isso permite que a unidade consuma ainda menos energia, com o SK hynix a falar numa redução de 20%. Além disso, a nova memória oferece transferências significativamente mais rápidas, com uma taxa de transferência entre 4.800 Mbps e os 5.600 Mbps, que é 1,8 vezes maior do que o alcance DDR4.

Além de ser muito mais rápida, a nova DRAM DDR5 também inclui código de correcção de erros (ECC), que pode corrigir erros de nível de 1 bit e aumentar a confiabilidade da aplicação em até 20 vezes.

DDR5

SK hynix revela o primeiro modulo DDR5 do mundo

A SK hynix também disse que continuará a trabalhar com outros parceiros no negócio de chips de memória para desenvolver o ecossistema DDR5. Alguns parceiros, já têm produtos DDR5 listados nos seus sites, mas o SK hynix em si não parece mostrar nenhum ainda. De momento, os produtos DDR5 estão a ser voltados para tarefas de computação de alto desempenho, como Big Data, IA e aprendizagem de máquina, então pode levar algum tempo até que os consumidores em geral os tenham nos seus computadores. Além disso, o suporte para esta memória está planeado apenas para futuras gerações de processadores Intel e AMD.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.