Alguns sistemas AMD não podem instalar a nova actualização do Windows 10
25 Maio, 2019A Actualização do Windows 10 referente ao mês de Maio de 2019 não pode ser instalada em sistemas equipados com processadores AMD Ryzen ou AMD Ryzen Threadripper com drivers AMD RAID anteriores ao 9.2.0.105 e configurados no modo SATA ou NVMe RAID.
Conforme explicado pela Microsoft num documento de suporte publicado ontem, quando os utilizadores tentam fazer uma instalação limpa do Windows 10 versão 1903 ou actualizar o sistema operativo aplicando o Windows 10 May Update, a instalação é interrompida e o seguinte erro é mostrado:
AMD Ryzen ou AMD Ryzen™ Threadripper configurado no modo SATA ou NVMe RAID.
Um driver está instalado, causando problemas de estabilidade no Windows. Este driver será desativado. Verifique com o seu provedor de software / driver para obter uma versão atualizada que é executada nesta versão do Windows.
Isso acontece porque os drivers AMD RAID em computadores com processadores AMD Ryzen ou AMD Ryzen Threadripper são incompatíveis com a actualização do Windows 10 de maio de 2019 lançada há alguns dias, a 21 de Maio.
Como instalar o Windows 10 1903 nos PCs da AMD afetados?
Para corrigir esse problema e instalar / actualizar os sistemas AMD afectados por esse problema, os utilizadores necessitam de actualizar os drivers AMD RAID para uma versão 9.2.0.105 ou posterior que permita a actualização ser instalada mesmo quando os drivers estiverem configurados no modo SATA ou NVMe RAID.
A Microsoft fornece a seguinte sugestão para passar esse problema conhecido:
Para resolver esse problema, descarregue os drivers AMD RAID mais recentes directamente da AMD em https://www.amd.com/en/support/chipsets/amd-socket-tr4/x399 . Os drivers devem ser versão 9.2.0.105 ou posterior. Instale os drivers no computador afetado e reinicie o processo de instalação para a actualização de Maio de 2019.
AMD sugere uma instalação limpa do Windows 10 1903
A AMD também publicou um artigo de upport que explica que o Windows 10 May Update é afectado porque “contém novos requisitos de Controlo de Entrada / Saída de Dispositivo (IOCTL) para determinadas categorias de driver de dispositivo”, fazendo com que a instalação seja bloqueada em sistemas que usam drivers de dispositivo que não satisfazem os novos requisitos.
Assim como a Microsoft, a AMD recomenda que os utilizadores primeiro “instalem drivers RAID prontos para actualização 1903 antes de iniciar a actualização” e, no caso de uma instalação limpa do Windows 10 versão 1903, aconselha os utilizadores a “preparar um dispositivo de armazenamento removível contendo os Drivers RAID prontos para atualização. ”
Segundo a AMD, para adicionar drivers AMD RAID compatíveis a uma unidade flash para uma instalação limpa, “os utilizadores podem descarregar e extrair o pacote de driver mais recente” AMD RAID Driver (SATA, NVMe RAID) (1,05 MB) no dispositivo removível. O pacote mínimo contém convenientemente apenas os arquivos necessários para prosseguir com a instalação e posterior inicialização para a área de trabalho. “
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.